Leonel Vieira adapta "A ilha das Trevas", de José Rodrigues dos Santos

| Cultura

"A Ilha das Trevas", o primeiro romance de José Rodrigues dos Santos, vai ser adaptado para cinema pelo realizador Leonel Vieira, revelou à agência Lusa a Gradiva, a actual editora do jornalista e escritor.

Editado em 2002 pela Temas & Debates, o romance de estreia do jornalista conta a história de uma família timorense e tem como pano de fundo a anexação indonésia da ilha de Timor-Leste.

A obra, esgotada na edição original e entretanto revista pelo autor, vai ser reeditada esta semana pela Gradiva.

Esta será a primeira adaptação para cinema de uma ficção de José Rodrigues dos Santos, cujos livros têm sido sucessos de venda em Portugal.

A adaptação ficará a cargo de Leonel Vieira, que já transpôs para cinema a obra "A Selva" (2002), de Ferreira de Castro.

Pormenores sobre o elenco, locais de rodagem, equipa de produção e realização serão fornecidos por Leonel Vieira e José Rodrigues dos Santos na quinta-feira, em conferência de imprensa.

Nesse mesmo dia será assinado o protocolo de cedência dos direitos da obra para a adaptação cinematográfica.

"Ilha das Trevas", editado em 2002, é o livro de estreia de José Rodrigues dos Santos como escritor.

Posteriormente publicou "A Filha do Capitão", "O Codex 632" e "A Fórmula de Deus".

Leonel Vieira já realizou filmes como "Zona J", "A sombra dos Abutres", "A Selva" e "Um Tiro no Escuro".

Produziu "Filme da Treta", de José Sacramento, o filme mais visto pelos portugueses em 2006.

SS.

Lusa/Fim


A informação mais vista

+ Em Foco

Sabrina, Quincy, Luís e Victor. São os nomes de quatro requerentes de ...

    Os dias estão mais quentes e não é por causa do advento da primavera. A razão está identificada - as alterações climáticas fazem-se sentir em todo o planeta e as consequências espelham-se em fenómenos extremos.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.