Lídia Jorge e Boss AC distinguidos na segunda edição do Prémio SPA/Millenium BCP
A escritora Lídia Jorge venceu a segunda edição do Grande Prémio SPA/Millenium BCP Carreira, anunciou a Sociedade Portuguesa de Autores.
Com um "larguíssimo consenso" por parte do júri, Lídia Jorge foi a personalidade escolhida para esta segunda edição do prémio, explicou à Lusa o vice-presidente da SPA, José Jorge Letria.
O júri é composto por todos os 27 membros dos corpos sociais da Sociedade Portuguesa de Autores e o prémio carreira é de 25.000 euros.
O prémio é atribuído ao conjunto da obra de uma personalidade escolhida de entre as várias disciplinas artísticas abrangidas pela SPA.
Lídia Jorge editou no início deste ano o romance "Combateremos a Sombra" e acaba de lançar o seu primeiro livro para a infância, intitulado "O grande voo do pardal".
Com obra traduzida em vários países, Lídia Jorge é uma das mais premiadas escritoras da literatura contemporânea portuguesa.
A par deste prémio de carreira, que em 2006 distinguiu Mário Laginha, a SPA e o Millenium BCP atribuem ainda o prémio para jovens autores.
Nesta segunda edição, o júri decidiu distinguir o rapper Boss AC, com um prémio monetário de 7.500 euros.
O músico português de origem cabo-verdiana está na vanguarda do hip hop nacional, sendo de 2005 o seu mais recente trabalho, intitulado "Ritmo, Amor e Palavras".
Em 2006, o Prémio SPA/Millenium BCP jovens autores distinguiu o quarteto de humor Gato Fedorento.
"São dois prémios que fomentam a actividade criadora e pretendem dar visibilidade aos autores portugueses e premiar o seu contributo para a cultura portuguesa", sublinhou José Jorge Letria.
A cerimónia de entrega destes dois prémios decorrerá no dia 25 no Teatro Nacional de São Carlos, por ocasião da Gala do Autor.