Calgary, Canadá, 03 abr (Lusa) - O lusodescendente Shawn Mendes foi nomeado para quatro categorias dos "Juno Awards", os prémios da indústria discográfica canadiana, que são hoje entregues, em Calgary, no Canadá.
Lusodescendente Shawn Mendes entre os nomeados para os prémios Juno de música
O cantor, natural de Pickering, no Ontário, está nomeado para o "Melhor Álbum do Ano", com "Handwritten", juntamente com "Purpose", de Justin Bieber, "Beauty Behind the Madness", dos The Weekdn, e " À Paridis City", de Jean Leloup.
Na categoria de "Artista do Ano", Mendes também está entre os candidatos a arrebatar o galardão, tendo como `adversários` Justin Bieber, The Weekdn e City and Colour.
"Handwritten", o álbum de estreia de Shawn Mendes, está ainda nomeado para o "Álbum Pop do ano", ao lado de "Purpose", de Justin Bieber, "Sing It All Aways", dos Walk off the Earth, "Augusta", de Scott Helman, e "Hello", dos Hedley.
O luso-canadiano, filho de um emigrante português natural do Algarve, está nomeado também para o "Prémio Escolha dos Fãs".
O concerto de estreia do cantor canadiano em Portugal, está marcado para 08 de maio, na Meo Arena, em Lisboa, e os bilhetes esgotaram em menos de duas horas, quando foram postos à venda, a 05 de fevereiro - três dias após o anúncio dos nomeados para os Prémios Juno -, de acordo com a Universal Music.
O concerto em Lisboa fecha a digressão europeia do músico, filho de pai português e de mãe inglesa.
Shawn Mendes nasceu em 1998, no Canadá, e deu nas vistas em 2013, na Internet, ao colocar vídeos com versões de canções, através da aplicação Vine.
Um ano depois assinou contrato com a editora Island Records e lançou o tema "Life of the Party". Tinha 15 anos e tornou-se no artista mais novo a entrar no tabela da Billboard, dos 25 músicos que mais venderam um single de estreia.
O tema acabou por ser incluído num EP, editado no verão de 2014, antecedendo a edição do primeiro álbum, "Handwritten", em 2015, que o colocou entre os artistas adolescentes de música pop.
Além de Shawn Mendes, também a banda The Tenors, do luso-canadiano Remígio Pereira, estão nomeados para o "Álbum do Ano Contemporâneo Adulto", com "Under One Sky", juntamente com "Wallflower", de Diana Krall, "Refined", de Don Amero, "A Jann Arden Christmas", de Jann Arden, e "What Love Is All About", de Johnny Reid.
A gala dos Prémios Juno conta com atuações, entre outros, de Bryan Adams, Allessia Cara e Dean Brody.