Madalena Wallenstein dirige serviços educativos a partir de Dezembro
Lisboa, 15 Out (Lusa) - A professora de música e formadora na área das artes Madalena Wallenstein vai dirigir os serviços educativos do Centro Cultural de Belém (CCB) a partir de Dezembro, em substituição de Madalena Vitorino, anunciou hoje a entidade.
De acordo com uma nota do CCB, a professora de música, com mais de vinte anos de experiência na área do ensino das artes, vai assumir as funções de coordenadora do Centro de Pedagogia e Animação (CPA) a partir de 01 de Dezembro deste ano.
A mesma nota adianta que o contrato de trabalho foi hoje assinado entre o CCB e a nova coordenadora, que entrará antes da saída efectiva de Madalena Vitorino, prevista para 31 de Dezembro, para se "familiarizar com os processos de trabalho" no CPA.
Madalena Vitorino demitiu-se a 22 de Setembro, o que causou surpresa na administração do CCB, tendo-se escusado até agora a explicar publicamente as razões da saída da entidade, onde trabalhava como programadora desde 1996.
O CPA organiza ao longo do ano actividades nas áreas das artes do espectáculo e das artes visuais dirigidas em particular às crianças e à população jovem.
Professora de música desde 1987, Madalena Wallenstein, 43 anos, ensinou em infantários, colégios portugueses e estrangeiros e escolas de música, nomeadamente na Escola Alemã de Lisboa, Saint Dominic`s International School, Escola Americana, Fundação dos Amigos das Crianças, Externato Marista de Lisboa.
É actualmente presidente do Artemanhas - Oficina de Expressão Artística, a associação cultural também fundada por Madalena Wallenstein em 2001.
Tem desenvolvido cursos de formação para educadores de infância, professores primários e músicos na área de expressões artísticas, tendo também formado orquestras de crianças e jovens, além de criar espectáculos de música e de teatro musical apresentados pelo público infantil e juvenil.
Orientou ateliers criativos para crianças, jovens e adultos não profissionais em instituições como o Fórum Dança, CCB, Centro Cultural de Cascais, Fundação Calouste Gulbenkian, Casa da Música, entre outros.
A programação do CPA inclui espectáculos de teatro, dança, música, circo e multidisciplinares, e ainda oficinas com propostas de actividades para as crianças nas áreas da escrita, ópera, dança, cinema, pintura e representação.
Madalena Vitorino - que desde 1996 dirigia aquele serviço educativo do CCB - é considerada uma referência na área da ligação das artes à comunidade.
Bailarina, coreógrafa e professora de dança, Madalena Vitorino explorou a temática da arte na comunidade e na educação, e também as relações entre o teatro e a dança.
Foi, em 1991, uma das fundadoras Fórum Dança, associação cultural sem fins lucrativos que trabalha na área da dança e da educação.