Metropolitana de Lisboa estreia "Sinfonietta", de Edward Ayres de Abreu

por Lusa

Lisboa, 14 jun (Lusa) -- A Orquestra Metropolitana de Lisboa estreia hoje a peça "Sinfonietta", de Edward Ayres de Abreu, no concerto celebrativo do seu 23.º aniversário, no grande auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O concerto, às 17:00, é dirigido pelo maestro Michael Zilm e são solistas os irmãos Ana Pereira e Marco Pereira, violinista e violoncelista, respetivamente, que estudaram na Academia da Metropolitana.

Ana Pereira e Marco Pereira interpretam o Duplo Concerto para violino, violoncelo e orquestra, em Lá menor, de Johannes Brahms. O programa inclui ainda, de Felix Mendelssohn, a abertura "As Hébridas" e a Sinfonia n.º 3 em lá menor, "Escocesa".

Em comunicado, a Metropolitana assinala a escolha de "três partituras incontornáveis do repertório romântico e a estreia de uma obra do jovem compositor português".

No mesmo comunicado, a Metropolitana afirma que os 23 anos que celebra foram "vividos intensamente, por entre o melhor da música de todos os tempos".

O maestro Michael Zilm é, desde a temporada de 1991/92, diretor-geral de Música e Teatro e de maestro titular da Norddeutsche Philharmonie, em Rostock, no norte da Alemanha.

Zilm estreou-se como maestro em 1979 e, desde 1989, mantém uma colaboração com a Orquestra Gulbenkian, apresentando principalmente obras do repertório sinfónico germânico.

Foi maestro convidado principal desta orquestra de 1994 a 2001. Desde a temporada 2005/2006, colabora regularmente com a Metropolitana.

Tópicos
pub