Mimicat garante presença de Portugal na final do Festival da Eurovisão

por RTP
Phil Noble - Reuters

Portugal assegurou esta terça-feira um lugar na final do Festival Eurovisão da Canção. "Ai Coração", tema composto e interpretado por Mimicat, foi um dos dez mais votados pelo público na primeira semifinal.



Após o apuramento e sem conter o entusiasmo, Mimicat falou com o repórter da RTP que tem acompanhado o Festival em Liverpool.

A artista confessou-se emocionada com a reação do público, lembrou os obstáculos que teve de ultrapassar e prometeu dar tudo e "partir a loiça" no próximo dia 13 de maio.

Para além da canção portuguesa, também os temas da Croácia, Moldávia, Suíça, Finlândia, Chéquia, Israel, Portugal, Suécia, Sérvia e Noruega passaram grande final, que acontece no próximo sábado, dia 13 de maio.

De fora ficaram Malta, Letónia, Irlanda, Azerbaijão e Países Baixos.

Antes da final, realiza-se na quinta-feira a segunda semifinal para apurar quais são os últimos dez últimos finalistas. Os chamados “Big Five” (França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Itália) estão automaticamente apurados, assim como o país anfitrião, que este ano deveria ser a Ucrânia, por ter vencido a edição do ano passado.

Em alternativa o Festival Eurovisão da Canção decorre este ano em Liverpool, no Reino Unido, país que ficou em segundo lugar na edição de 2022.

A final da Eurovisão tem transmissão na RTP1 no próximo sábado a partir das 20h00.
pub