Morreu músico Chuck Berry aos 90 anos

O corpo de Charles Edward Anderson Berry Sr. foi encontrado sem vida pela polícia de ST. Charles County, Missouri, na casa onde vivia.

Graça Andrade Ramos - RTP /
Chuck Berry em 1957 Eric Gaillard - Reuters

Chuck Berry,que interpretou sucessos como "Johnny B. Goode", estava a preparar um novo álbum para 2017, como anunciava a sua página web. Tinha 90 anos.

Berry era guitarrista, cantor e compositor e também um pioneiro do Rock&Roll. As suas músicas, como "Maybellene" de 1955, "Roll Over Beethoven" de 1956, "Rock and Roll Music" de 1957 e "Johnny B. Goode" em 1958, ajudaram a redefinir o ritmo distinto daquele tipo de música.

Nascido a 18 de outubro de 1926 numa família afro-americana de classe média de St Louis, Berry interessou-se pela música desde cedo. Foi detido e condenado por roubo, tendo estado preso entre 1944 e 1947, mas após ser libertado dedicou-se à vida de casado e ao trabalho numa fábrica de automóveis.

Em 1953 começou a tocar com o Johnnie Johnson Trio, até que, em 1955 durante um espetáculo em Chicago, Muddy Waters lhe sugeriu que contactasse a Chess Records.

Com eles gravou "Maybelline" que vendeu mais de um milhão de cópias, seguindo-se vários sucessos. 

No final dos anos 50, Berry era uma estrela consagrada, com diversos êxitos musicais e papéis em filmes. 

Nos anos 60 publicou hits como "No Particular Place to Go," "You Never Can Tell," e "Nadine." Nos anos 70 dedicou-se sobretudo a espetáculos ao vivo.

Nos anos Berry 60 voltou a ser preso três anos, por passar a fronteira estadual com uma rapariga de 14 anos, e passou novamente 120 dias na prisão nos anos 70 por evasão fiscal.
Tópicos
PUB