Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Morreu músico Chuck Berry aos 90 anos

por Graça Andrade Ramos - RTP
Chuck Berry em 1957 Eric Gaillard - Reuters

O corpo de Charles Edward Anderson Berry Sr. foi encontrado sem vida pela polícia de ST. Charles County, Missouri, na casa onde vivia.

Chuck Berry,que interpretou sucessos como "Johnny B. Goode", estava a preparar um novo álbum para 2017, como anunciava a sua página web. Tinha 90 anos.

Berry era guitarrista, cantor e compositor e também um pioneiro do Rock&Roll. As suas músicas, como "Maybellene" de 1955, "Roll Over Beethoven" de 1956, "Rock and Roll Music" de 1957 e "Johnny B. Goode" em 1958, ajudaram a redefinir o ritmo distinto daquele tipo de música.

Nascido a 18 de outubro de 1926 numa família afro-americana de classe média de St Louis, Berry interessou-se pela música desde cedo. Foi detido e condenado por roubo, tendo estado preso entre 1944 e 1947, mas após ser libertado dedicou-se à vida de casado e ao trabalho numa fábrica de automóveis.

Em 1953 começou a tocar com o Johnnie Johnson Trio, até que, em 1955 durante um espetáculo em Chicago, Muddy Waters lhe sugeriu que contactasse a Chess Records.

Com eles gravou "Maybelline" que vendeu mais de um milhão de cópias, seguindo-se vários sucessos. 

No final dos anos 50, Berry era uma estrela consagrada, com diversos êxitos musicais e papéis em filmes. 

Nos anos 60 publicou hits como "No Particular Place to Go," "You Never Can Tell," e "Nadine." Nos anos 70 dedicou-se sobretudo a espetáculos ao vivo.

Nos anos Berry 60 voltou a ser preso três anos, por passar a fronteira estadual com uma rapariga de 14 anos, e passou novamente 120 dias na prisão nos anos 70 por evasão fiscal.
Tópicos
pub