Morreu o actor de televisão Tony Franciosa

A televisão chora hoje a morte do actor norte-americano Anthony Franciosa, mais conhecido pelo diminutivo "Tony" durante os seus anos como estrela do pequeno ecrã e de Hollywood nas décadas de 50 e 60.

Agência LUSA /

O actor faleceu quinta-feira no centro médico da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), aos 77 anos, depois de sofrer uma embolia, informou hoje o seu porta-voz.

A mulher do actor durante mais de 35 anos, Rita, e outros familiares estavam presentes no centro médico.

Entre outras séries de televisão, Franciosa deu-se a conhecer em "The Name of the Game", "Valentine`s Day" e "Matt Helm".

No cinema, fez parte de uma nova vaga de actores que em meados do século XX revolucionou a forma de representação, com as suas abordagem introspectivas e intensamente realistas.

Neste grupo de actores incluíam-se Marlon Brando, James Dean, Paul Newman, Shelley Winters.

Anthony Franciosa participou em filmes como "The Long, Hot Summer", "Pleasures Seekers" e "Assault on a Queen", mas o seu lado rebelde e conflituoso nas rodagens prejudicou a sua carreira neste campo da indústria do espectáculo.

No teatro, Franciosa foi candidato em 1956 ao prémio Tony na categoria de melhor actor dramático secundário pela obra "A Hatful of Rain".

Casado quatro vezes, Franciosa morreu menos de uma semana depois de uma das suas ex-mulheres, a também actriz Shelley Winters, ter falecido, no passado fim-de-semana.

PUB