Morreu o realizador de televisão Herval Rossano
O realizador brasileiro de televisão Herval Rossano, de 72 anos, responsável pela famosa telenovela "Escrava Isaura", morreu na madrugada de hoje, em São Paulo.
De acordo com a esposa do director, a actriz Mayara Magri, Rossano, ele sofria de problemas cardíacos e morreu quando dormia, vítima de doença súbita.
Nascido em Campos, no Estado do Rio de Janeiro, Herval Rossano é o director brasileiro com o maior número de telenovelas vendidas para o exterior.
Entre os seus trabalhos estão as duas versões de "Escrava Isaura" (uma para a TV Globo e outra para a Record), uma das telenovelas de maior êxito no mundo, retransmitida em 79 países, "Dona Beija", da extinta TV Manchete, "A Moreninha", "Cabocla", "A Sucessora", "Dona Xepa", estas últimas da Globo.
O seu último trabalho na TV foi a novela "Cristal", do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que acabou por abandonar por problemas de saúde.
Em 2001, Herval Rossano ficou oito meses em casa sem poder andar, devido a um enfarte que quase o matou.
Dois anos depois, terminou o casamento de 27 anos com a actriz Nívea Maria e, em 2003, foi dispensado da Rede Globo após 30 anos de trabalho nessa rede de TV.
Como actor, Rossano participou, entre outros filmes, em "Balança mas Não Cai" (1953), "Quero Morrer no Carnaval" (1961) e "Assassínio em Copacabana" (1962).