No Porto a "Nova" Alliance Française partilha instalações com Instituto Alemão
O embaixador de França em Portugal, Patrick Gautrat , inaugurou hoje no Goethe Instituto (Instituto Alemão) o reinício de actividade da Alliance Française do Porto, após quase 30 anos de interregno.
A Alliance Française do Porto reiniciou em 13 de Novembro os cursos de lín gua francesa no edifício ocupado pelo Instituto Alemão, com quem partilhará inst alações.
"Esta é a décima co-localização Goethe Institut - Alliance Française no Mu ndo, ao lado de Ramallah, Glasgow, Génova ou Moscovo, testemunho de uma vontade comum de favorecer o diálogo, fortalecer a cooperação e lutar pela salvaguarda d a diversidade linguística e cultural", disse o responsável cultural do Consulado de França no Porto, Bernard Despomadères.
A Alliance Française do Porto foi fundada em 1947, mas deixou de ter qualq uer actividade no final dos anos 1970.
A recriação da associação, anunciada em Julho por Bernard Despomadères, é uma iniciativa de um grupo de personalidades da política, economia, Universidade e cultura da cidade.
As Alliances Françaises são associações sem fins lucrativos de utilidade p ública que têm por objectivos principais o ensino da língua e civilização france sas e o reforço da cooperação e do diálogo entre culturas.
Actualmente, existem 820 associações em 131 países, 15 das quais em Portug al.
Ana Maria Pereira, da associação do Porto, disse à Lusa que os primeiros c ursos de língua francesa são frequentados por 23 alunos, estando a escola a prom over também aulas particulares de Português para estrangeiros e cursos de Francê s em empresas.
A associação terá ainda uma vertente de divulgação da cultura francesa na cidade, organizando manifestações culturais nas áreas do cinema, música, artes d o palco e exposições, além de oferecer um serviço de mediateca, com livros, CD e DVD.
A nova direcção da associação é presidida pelo ex-ministro Valente de Oliv eira e integra também Manuel Cabral, Elísio Brandão, Bernard Despomadères e Ana Paula Coutinho.
Miguel Veiga e José Manuel Dias da Fonseca presidem à Mesa da Assembleia G eral e ao Conselho Fiscal, respectivamente, órgãos que integram ainda Andrée Gui tton, Francisco Carvalho Guerra, Alcino Cardoso e Miguel Clemente da Costa.