Nova biblioteca em Santiago do Cacém
A segunda Biblioteca Municipal do concelho de Santiago do Cacém, construída em Vila Nova de Santo André com um investimento de cerca de dois milhões de euros, é inaugurada sábado, informou hoje a autarquia.
Segundo a Câmara, com este novo equipamento, Santiago do Cacém "torna-se o único município do Alentejo com duas bibliotecas municipais".
A infra-estrutura cultural, cujo custo foi "totalmente suportado pela Câmara", vai disponibilizar um acervo de aproximadamente 22 mil livros e cerca de dois mil CD`s e DVD`s.
Situada no Empreendimento Brazil - Edifício Copacabana, a biblioteca ocupa uma área de 1.250 metros quadrados no rés-do-chão e 230 metros quadrados na cave.
O equipamento inclui sector infantil, de adultos, secção de consulta local e referência, assim como de leitura de periódicos, zona de áudio e vídeo, uma sala polivalente e cafetaria.
"A população de Santo André e todo o município ganham assim, não só um novo espaço de cultura, como também um novo meio para a promoção da leitura e para o enriquecimento de conhecimentos", congratula-se a autarquia.
A realização de palestras e encontros com escritores são algumas das actividades que, regularmente, o município pretende promover naquele espaço.
"Outra das apostas do município é fazer da biblioteca um grande e atraente espaço de lazer e ocupação salutar dos tempos livres, um local de encontro e convívio", sublinha ainda a entidade.
Segundo a Câmara Municipal, a cerimónia de inauguração está agendada para as 18:00, seguindo-se, três horas mais tarde, o espectáculo de rua "à Esquina do Mundo".
RRL.
Lusa/Fim