Nova estação de rádio M80 assume ambição ao nível das audiências

A M80, a nova estação da Media Capital Rádios (MCR), quer ser uma marca forte dentro do mercado português de rádio, assumindo ter "grandes expectativas" ao nível das audiências, disse hoje o director do projecto.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O objectivo inicial é criar uma marca e ocupar um espaço [no mercado português de rádio]", afirmou o director da estação, Miguel Cruz, numa conferência de imprensa hoje realizada para apresentar o posicionamento da estação, que arrancou com emissões em Abril passado.

O projecto, que tem o mesmo nome de uma estação musical detida desde 1993 pelo grupo Prisa, empresa espanhola que controla o grupo português de media, aposta nos grandes êxitos das décadas de 70, 80 e 90 e tem como público-alvo a faixa etária entre os 35 e os 54 anos e as classes sociais alta e média-alta (A/B e C1).

"A M80 é uma estação actual, moderna, com cor, que está pronta para competir no mercado actual", afirmou o responsável, adiantando, sem revelar valores, que a estação tem "grandes expectativas" ao nível de audiências e que espera rentabilizar o projecto "o mais rápido possível".

Segundo Miguel Cruz, a nova estação da MCR surgiu na sequência do reposicionamento do Rádio Clube, que em Janeiro deste ano passou a ser uma rádio generalista com uma forte componente informativa.

"A M80 vem ocupar o lugar que era do RCP, que passou a ser uma rádio de mais informação e palavra, e o anterior `target` ficou desprovido", explicou.

"Queremos herdar esse auditório e, se possível, captar mais", acrescentou, esclarecendo, no entanto, que a oferta dos dois canais é complementar.

A nova estação da MCR está a ser transmitida, neste momento, em Lisboa e no Porto, estando previsto para Agosto o alargamento da rede de emissores, através de acordos com operadores locais, para Santarém e Coimbra.

"A expansão de emissores será inevitável e queremos mais", referiu.

Questionado sobre o facto de só agora o novo canal ser apresentado, Miguel Cruz justificou que, neste momento, "o projecto está devidamente pensado e estruturado".

Apesar de ter a mesma designação e a mesma apresentação visual e sonora, como o logótipo e jingles, da M80 espanhola, o responsável realçou que o projecto da MCR foi totalmente adaptado "à realidade nacional".

De forma a promover a marca M80, a MCR vai investir numa campanha de publicidade multimeios (televisão, imprensa e suportes exteriores), bem como a rádio prevê apoiar grandes concertos e criar eventos próprios.

Actualmente, o portfólio da MCR é composto por seis estações: Comercial, Rádio Clube Português, Cidade FM, Romântica FM, Best Rock FM e M80.


PUB