"Os Passeios do Sonhador Solitário" em estreia mundial na Casa da Música

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

A Casa da Música, no Porto, apresenta hoje a estreia mundial de "Os Passeios do Sonhador Solitário", espetáculo baseado no conto de Almeida Faria, com música de Luís Tinoco, compositor convidado para a Cité de La Musique, em Paris, em 2012.

A primeira audição absoluta de "Os Passeios do Sonhador Solitário", uma encomenda da Casa da Música, vai ter interpretação de Ana Quintans (soprano) e João Pedro Vaz (narrador), do Coro de São Tomé e da Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música.

A assinatura musical do espetáculo é do lisboeta Luís Tinoco, 42 anos, que recentemente completou os seus estudos de doutoramento na Universidade de York, no Reino Unido, e compôs "Contos Fantásticos", baseados em textos do ex-Monty Python Terry Jones, assim como a posterior fantasia musical, "Evil Machines", que contou com encenação do coreógrafo português Rui Horta.

"Compus a partitura de `Os Passeios do Sonhador Solitário` muito por `culpa` de Almeida Faria e da riqueza das suas palavras que pude descobrir em romances como `Rumor Branco` ou `A Paixão`. A sua escrita é fértil em imagens com potencialidades sonoras de uma rara beleza. `Rumor Branco`, por exemplo, é um título que nasce do som e que ultrapassa a fronteira das palavras, transformando­-se em música. Ou, provavelmente, é uma imagem que nasce da música e que ganha corpo através das palavras", diz Luís Tinoco.

O compositor recorda ainda que este projeto foi adiado até ao dia em que o serviço educativo da Casa da Música lhe propôs a composição de um novo trabalho com orquestra e vozes infantis do coro de S. Tomé.

"Esta riqueza encontrei­-a, também, nos `Passeios do seu Sonhador Solitário` e, desde a primeira leitura deste conto, senti vontade e o desejo de o transportar para um (outro) universo musical. O facto de o `Sonhador` deambular pelas estações de Metro e pelas ruas de Nova Iorque permitia­-me criar uma ponte entre este projeto e o País Tema da presente temporada da Casa da Música e esse foi o ponto de partida para uma longa e muito estimulante colaboração com Almeida Faria".

Para Tinoco, a "partitura do `Sonhador`, além de juntar um texto literário e um texto musical e de aproximar duas cidades tão distantes, é também um espaço de encontros e reencontros com um conjunto de colegas e amigos a quem gostaria de expressar o sincero agradecimento".

Em novembro de 2012, a Orquestra Filarmónica da Rádio France, dirigida pelo maestro Pascal Rophé, vai estrear na Cité de la Musique, em Paris, a obra "Cercle Intérieur", encomendada ao compositor português.

O espetáculo de estreia de "Os Passeios do Sonhador Solitário" começa pelas 21:00, na sala Suggia da Casa da Música.

Tópicos
pub