Painel com versos da "Tabacaria" de Fernando Pessoa no centro de Sófia

Um painel com versos de Fernando Pessoa afixado na fachada da Câmara Municipal de Sófia foi inaugurado quinta-feira pelo embaixador português, Mário de Jesus dos Santos, e pelo presidente do município, Boyko Borissov.

Agência LUSA /

O painel, com trechos de Tabacaria, do heterónimo Álvaro de Campos, é o contributo português para a iniciativa "Poesia na Parede", um projecto lançado há dois anos pela Holanda com o objectivo de divulgar a cultura dos membros da União Europeia na Bulgária.

"O painel fica situado num local muito central, por onde passam quase todos os visitantes de Sófia", realçou Zdraka Maidenova, presidente da Associação de Lusofalantes na Bulgária e funcionária da secção consular da Embaixada de Portugal em Sófia.

"Esta é uma obra plástica de grande qualidade que, em princípio, deverá ficar para sempre na fachada da Câmara Municipal de Sófia", disse.

O painel foi concebido por dois professores catedráticos da Academia Nacional de Artes Plásticas da Bulgária.

O poema pode ser lido em português na fachada dos Paços do Concelho, estando igualmente traduzido em búlgaro no alfabeto cirílico. Na parte inferior, duas placas explicam em português, búlgaro e inglês a vida e obra de Fernando Pessoa.

Segundo Zdraka Maidenova, a Embaixada de Portugal respondeu a dois desafios, o de "tornar Sófia mais bonita e dar a conhecer aos búlgaros o maior poeta português de sempre".

"Desde há dez anos que se ensina da língua portuguesa nas universidades búlgaras, sendo já possível aprender português em duas escolas secundárias", lembrou.

"Existe na Bulgária - precisou - uma numerosa comunidade de lusofalantes, além de que não nos poderemos esquecer que houve muitos búlgaros que foram cooperantes em países como Angola, Moçambique e Cabo Verde".

Tal como a vizinha Roménia, a Bulgária viu esta semana "luz verde" da Comissão Europeia para se juntar aos 25 já a partir de 1 de Janeiro de 2007.

PUB