Em direto
50 anos da Constituição da República. Parlamento assinala data com sessão solene

Português em segundo lugar em concurso na Holanda de arquitectura

Português em segundo lugar em concurso na Holanda de arquitectura

O arquitecto português Francisco Adão da Fonseca conquistou esta semana o segundo lugar no Archiprix, um dos mais importantes concursos de arquitectura da Holanda.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Francisco Adão da Fonseca, 28 anos, mestrando na Universidade Técnica de Delft, alcançou o segundo lugar entre 500 participantes com um projecto de intervenção na Zona Oeste de Amesterdão.

Intitulado "Osdorp Rings", trata-se de um edifício multifuncional direccionado para centro de luta desportiva da comunidade turca de Amesterdão.

Segundo o autor, "Osdorp Rings é um edifício erguido em terra armada e vigas pré-esforçadas em bambu que desafia a construção moderna, propondo paredes arborizadas feitas em terra e cabos de aço".

"Tem paredes sólidas que lembram encostas verdes de montanhas, é um edifício que propõe soluções para a standardização do bambu, utiliza o bambu dum modo verdadeiramente inovador", explicou Francisco Adão da Fonseca à Lusa.

"Sendo a Holanda o país com maior projecção mundial a nível de arquitectura, o prémio Archiprix torna-se duplamente prestigiante", sustenta Adão da Fonseca.

O Archiprix destina-se a destacar os novos talentos do país, podendo a ele candidatar-se todos os estudantes finalistas das faculdades e academias holandesas.

Segundo o jovem arquitecto português, que se mudou para a Holanda há sete anos, existem muitos outros estudantes portugueses de Arquitectura a despontar na Holanda.

"Se há alguma coisa que os distingue dos outros arquitectos é a grande capacidade de trabalho e uma gosto único pelo improviso", justifica Adão da Fonseca.

O prémio Archiprix é atribuído anualmente desde 1979 aos melhores projectos de formatura dentro das áreas de arquitectura, urbanismo, desenvolvimento imobiliário e arquitectura paisagista.

Uma exposição itinerante com os projectos finalistas viajará agora por toda a Europa durante um ano.

PUB