Prémio Cerâmica Ascer 2014 em arquitetura atribuído a dupla de portugueses

por Lusa

Lisboa, 02 dez (Lusa) - O Prémio Cerâmica Ascer 2014, na categoria de Arquitetura, no valor de 17 mil euros, foi atribuído à dupla de arquitetos portugueses Vasco Correia e Patrícia de Sousa, pelo projeto de uma casa no Príncipe Real, em Lisboa.

De acordo com a organização, o prémio, dividido nas categorias de arquitetura e interiorismo, com 13 edições, apenas foi atribuído duas vezes fora de Espanha e, pela primeira vez, a um projeto português.

O projeto é da autoria da Camarim Arquitectos - atelier de Vasco Matias Correia e Patrícia Ferreira de Sousa - que foi destacado pelo júri como "uma brilhante interpretação da utilização [do azulejo] no centro histórico de Lisboa".

Localizada junto ao jardim do Príncipe Real, a habitação vencedora tem cinco pisos e a fachada totalmente revestida de azulejos.

O prémio Ascer foi atribuído por um painel de jurados que inclui Martha Thorne, diretora do Prémio Pritzker, Fernando Márquez Cecilia, diretor da revista de arquitetura El Croquis, e Emilio Tuñon, arquiteto galardoado com o Prémio de Arquitetura Mies Van der Rohe.

A cerimónia de entrega decorrerá no início de fevereiro de 2015, em Valência, Espanha.

Tópicos
pub