Prémio EDP Novos Artistas 2007 atribuído a André Romão

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 09 Jan (Lusa) - O júri internacional do Prémio EDP Novos Artistas da edição 2007 atribuiu o galardão por unanimidade a André Romão, seleccionado entre nove finalistas, anunciou terça-feira à noite a Fundação EDP.

O júri esteve reunido terça-feira nas instalações do CACE Cultural do Porto (antiga Central Eléctrica do Freixo) para apreciar os trabalhos dos finalistas apurados entre os 400 candiatos que se apresentaram à sétima edição deste prémio, no valor de 10.000 euros.

A escolha do júri foi justificada pelo "equilíbrio entre o aspecto formal e narrativo do trabalho apresentado, e pela capacidade de enfrentar e utilizar o espaço de um modo franco e generoso, abrindo-se ao espectador e aceitando e provocando a sua relação com a obra".

"Estas qualidades anunciam a capacidade de desenvolvimento do trabalho futuro do artista, objectivo fundamental deste Prémio", salientou o júri, constituído por José Manuel dos Santos (em representação da EDP e que presidiu), Adam Budak (curador do Museu de Graz, Áustria), Claude Bussac (directora da Photo España), João Queiroz (pintor e vencedor do Prémio EDP de Desenho 2000) e Manuel Costa Cabral (director do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian).

Nascido em Lisboa, André Romão, 23 anos, é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e frequentou os cursos de Pintura da Accademia di Belle Arte di Brera, em Milão, e da escola de artes Ar.co, em Lisboa.

No seu trabalho, André Romão constrói narrativas e reflexões a partir da exploração do desenho, da instalação ou da projecção de imagens-vídeo ou fotográficas que colocam o observador "numa evidente dimensão de melancolia", segundo a nota enviada pelo Prémio EDP.

Inaugurada a 17 de Novembro de 2007 com os nove finalistas, a exposição da 7.ª edição do Prémio EDP Novos Artistas, no CACE Cultural do Porto, resultou de uma apreciação de quatro centenas de portfolios avaliados por Delfim Sardo, Nuno Crespo e João Pinharanda, comissários da exposição.

Além da obra do vencedor, a mostra inclui criações dos artistas André Sousa, Daniel Melim, Fernando Mesquita, Gustavo Sumpta, Mafalda Santos, Mónica Gomes e do colectivo "Pizz Buin" (constituído por Irene Loureiro, Rosa Baptista, Sara Santos e Vanda Madureira).

A linguagem das obras apresentadas pelos artistas vai do vídeo à instalação, fotografia ou pintura.

Nas três edições anteriores a escolha foi feita a partir unicamente de propostas dos membros do comissariado, mas nesta edição a organização decidiu ser menos restritiva e colocar anúncios na imprensa.

Desde 2000, o Prémio EDP Novos Artistas foi atribuído a Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, Pedro Paiva e José Maria Gusmão e João Leonardo.

O público pode visitar a exposição dos finalistas do Prémio EDP Novos Artistas 2007 no CACE Cultural do Porto até 20 de Janeiro.

AG.

Lusa/Fim


pub