Prémio Jacinto do Prado Coelho é entregue hoje a Seabra Pereira e Cabral Martins

por Lusa

O Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho é entregue hoje aos investigadores José Carlos Seabra Pereira e Fernando Cabral Martins, distinguidos ex-aequo pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, que atribui o galardão.

José Carlos Seabra Pereira foi distinguido pela obra "Aquilino, a escrita vital", e Fernando Cabral Martins, por "Introdução ao estudo de Fernando Pessoa".

Seabra Pereira afirma que Aquilino Ribeiro (1885-1963) é um "autor invulgar e excelente realizador", "desde cedo alvo de uma fortuna crítica que importa hoje rever", defende o ensaísta na obra premiada, editada pela Babel.

Professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Seabra Pereira dirige o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. Licenciado em Filologia Românica, é doutorado pelas universidades de Poitiers, em França e Coimbra.

A obra "Introdução ao estudo de Fernando Pessoa", de Cabral Martins, foi editada pela Assírio & Alvim, que, na sinopse divulgada, atestou: "Esta introdução a Fernando Pessoa percorre toda a história da escrita e as essenciais linhas temáticas da sua obra".

Fernando Cabral Martins é professor de Literatura Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa, autor de ficção, de artigos e livros sobre literatura e arte portuguesas, nomeadamente "Cesário Verde ou a Transformação do Mundo", "O Modernismo em Mário de Sá-Carneiro", "O Trabalho das imagens", "Julio. O Realismo Mágico".

O investigador organizou ainda várias edições de Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Alexandre O`Neill e Luiza Neto Jorge, tendo coordenado o "Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português".

O júri do Prémio Jacinto Prado Coelho foi composto por Fernando J.B. Martinho, Maria João Cantinho e João David Correia.

O prémio é entregue às 18:30, na sede da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.

Os dois investigadores vão dividir, entre si, o valor pecuniário do galardão, que é de 5.000 euros.

Tópicos
pub