Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2013 atribuído a Ana Santos

por Lusa
fundacaoedp.pt

A 10.ª edição do prémio Novos Artistas Fundação EDP foi atribuída a Ana Santos, escolhida de um total de 567 candidatos para conquistar o galardão no valor de 11,5 mil euros, anunciou na segunda-feira a organização daquela distinção.

Natural de Espinho e residente em Lisboa, Ana Santos formou-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e completou o mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em 2010-2011 para residência artística no International Studium & Curatorial Program, em Nova Iorque, segundo nota biográfica disponibilizada pela organização do prémio.

Em comunicado, o júri disse ter distinguido "a coerência do seu trabalho, o uso instintivo do espaço, a utilização de materiais que criam uma relação visual e física com o observador", referindo que "o trabalho desta artista combina uma aparente fragilidade com um apurado sentido poético e uma clareza de intenção".

O júri desta edição do prémio Novos Artistas Fundação EDP era composto por José Manuel dos Santos (diretor cultural da Fundação EDP) Helen Legg (diretora do Spike Island, Reino Unido), Philippe Van Cauteren (diretor artístico do S.M.A.K, museu de arte contemporânea em Ghent, na Bélgica), Suzanne Cotter (diretora do Museu de Serralves) e Jorge Molder (artista e Grande Prémio Fundação EDP Arte em 2010).

As obras dos nove finalistas - para além da vencedora, João Ferro Martins, João Mouro, Luís Lázaro Matos, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Musa paradisiaca, Pedro Henriques, Sandro Miguel Ferreira e Tiago Baptista - vão estar expostas na Galeria da Fundação EDP, no Porto, e na Casa da Música até dia 23 de março.

Instituído em 2000, com periodicidade bienal, o prémio Novos Artistas Fundação EDP destina-se à revelação de novos valores da criação nacional no domínio das artes plásticas.

Entre os vencedores de anteriores edições estão Joana Vasconcelos, Vasco Araújo, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, e Gabriel Abrantes.

Tópicos
pub