Projecto "Extermínios" para ver no Centro Cultural Emmerico Nunes
Estreia hoje, às 18 horas, no Centro Cultural Emmerico Nunes, em Sines, e pode ser visto até ao próximo dia 3 de Outubro, o projecto artístico "Extermínios". Moirika Reker Gilberto Reis, Carlos Augusto Ribeiro, Sérgio Taborda, Maria Manuela Lopes e Paulo Bernardino integram este projecto no qual se patenteia várias modalidades de intervenção, implicando diversos espaços e tempos.
O Centro Cultural Emmerico Nunes, fundado em 1986, adquiriu, em 1990, personalidade jurídica como Cooperativa do Ramo da Cultura sem fins lucrativos. Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, Diário da Republica Série II, nº 99 Decreto-Lei 460/98, 7 de Novembro | Medalha de Mérito Municipal.
A política cultural do CCEN tem-se caracterizado por uma total abertura às diferentes formas de expressão artística, locais e nacionais, que promovam o debate de ideias, o confronto com opções e estéticas diversificadas e o aprofundamento de conhecimentos e aprendizagens. Na perspectiva de formação cultural do público a instituição tem privilegiado, desde sempre, o público mais jovem, proporcionando-lhes o gosto pela arte, pela cultura em geral e o enriquecimento pessoal em formação artística.Extermínio [Do Lat. Exterminiu.]: acto ou efeito de exterminar; pôr fora de alguma terra ou região; expulsar, banir, desterrar; exício, perdição; ruína; morte; excídio; destruição; subversão; assolação; acto ou efeito de destruir; destruir com mortandade; fazer desaparecer; eliminar, matando; devastação; demolição; ruína total, chacina, aniquilamento.
O que não caberá dentro do conjunto de actos e efeitos de extermínios - reconhecidos, alegados ou ocultados - ao longo da história dos homens?
De um modo ou de outro, todos visaram a dizimação, a desfiguração e a negação do humano. Igualmente classificado como insignificância e, por essa razão, alvo deste processo devastador, foi, como é sabido, a totalidade do mundo natural.
O que fazer ao depararmos - enquanto espectadores de calamidades, servidas ao domicílio - com as inúmeras imagens de sofrimento? "Talvez as únicas pessoas que têm direito a ver imagens de sofrimento verdadeiro de ordem tão extrema sejam aqueles que podem fazer alguma coisa para o aliviarem... ou aqueles que possam aprender com isso alguma coisa."
Moirika Reker Gilberto Reis, Carlos Augusto Ribeiro, Sérgio Taborda, Maria Manuela Lopes e Paulo Bernardino integram o projecto artístico «Extermínios» - no qual se patenteia várias modalidades de intervenção, implicando diversos espaços e tempos.
As intervenções ocorrem em diferentes espaços: no interior do Centro Cultural Emmerico Nunes (desenhos/pinturas que, como ‘cartazes utópicos', reflectem a dimensão crítica, quimérica e paródica de um país imaginário); projecções de vídeo; um conjunto de livros concebidos para estarem abertos sob o peso de idêntico número de bronzes - a funcionar, por sua vez, como marcadores de leitura de frases inscritas, relacionadas com a temática da exposição; na paisagem (outdoor), em fachadas ou em montras do centro histórico de Sines (frases, algumas relacionadas com os ‘cartazes utópicos'); na rádio e jornal local (histórias de vida que, tocando a discriminação e a devastação, são contadas por um actor).
Ultrapassando o curto período de tempo estipulado para as anteriores intervenções (a saber: 24 de Julho até 3 de Outubro), em frente da casa onde viveu Emmerico Nunes (www.ccen.pt), acontecerá o momento final deste conjunto de intervenções: a plantação de arbustos (Melaleucas) com uma inscrição em metal e à cota do solo.
Sendo um momento primeiro da marcação do território, e, ainda, por corresponder, simbolicamente, a um renascimento - opondo-se, nesse sentido, ao extermínio - a plantação irá efectuar-se, devido às necessidades de crescimento das melaleucas, em Outubro de 2010.
http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=60845131