Realizador Roland Emmerich preside ao júri da Berlinale 2005

O realizador alemão Roland Emmerich, que rodou "O Dia Depois de Amanhã", vai presidir ao júri do 55º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em Fevereiro na Alemanha, anunciou hoje a organização.

Agência LUSA /

A Berlinale, que atribui o "Urso d`Ouro" ao melhor filme e realizador, decorrerá de 10 a 20 de Fevereiro e abrirá com a estreia de "Man to Man", filme de Régis Wargnier, que integra a competição oficial.

Além do filme de Wargnier, em competição pelo "Urso d`Ouro" vão estar dez outros filmes, entre os quais "Le temps qui changent", de André Téchiné, com Catherine Deneuve e Gérard Depardieu.

"One Day in Europe", de Hannes Stoerhrs, "Le promeneur du Champ de Mars", de Robert Guédiguian sobre os últimos dias de François Mitterrand, "Gespenster", de Christian Petzold, "Sophie Scholl", de Marc Rothemunds, são outros filmes a concurso.

Wes Anderson concorrerá com a comédia "The Life Aquatic", con Bill Murray, ao lado de "Asylum", de David Mackenzie, "U- Carmen e-Khayelitsha", a partir da ópera de Bizet, e "Peacock", de Gu Changwi.

PUB