Salvador Sobral, os números de um fenómeno da internet

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

O intérprete da canção vencedora do Festival da Canção, “Amar pelos Dois”, tornou-se rapidamente um fenómeno da internet e das redes sociais.

Foi no passado dia 5 de março que decorreu a final do Festival da Canção. A música composta por Luísa Sobral e cantada pelo seu irmão, Salvador, foi a grande vencedora do júri, apesar de ter ficado em segundo lugar na votação do público.

Salvador Sobral apareceu na televisão pela primeira vez em 2009. Tinha apenas 19 anos quando participou num concurso de música que lhe deu o sétimo lugar. Depois de estudar em Maiorca e Barcelona, publicou um álbum denominado “Excuse Me”.

Mas foi com a interpretação de “Amar pelos Dois” que Salvador ficou conhecido. Depois da atuação, o nome do cantor passou a ser um dos mais referidos nas redes sociais.



Salvador Sobral apresentou-se no festival com roupas largas e cabelo comprido. Atuou com expressões características. Suficiente para ser alvo de inúmeros comentários e memes nas redes sociais.

As opiniões em relação à música vencedora são díspares. Há quem a considere calma, com uma letra de enorme qualidade. Há quem a valorize por ser cantada em português. Contudo, Salvador Sobral foi criticado devido à sua aparência física e gestos. Muitas mensagens negativas foram enviadas à página do Festival da Canção.




Apesar de toda a controvérsia, o cantor de 27 anos é da opinião de que é uma possível vencedora: “É superior às dos outros concorrentes. As outras são canções mais pop, fáceis de agradar ao público. Há muitos hambúrgueres e a nossa canção é um tartare”, referiu numa conferência em Lisboa organizada pela OGAE (Organização Geral dos Amantes da Eurovisão).

Já em relação às críticas das redes sociais, Salvador disse ao 5 para a Meia-Noite: “Não tenho nenhuma rede social. Tenho as páginas de artista, mas isso é filtrado porque não sou eu que as giro. Então, a minha agente só me diz as coisas boas".

Mesmo ausente das redes sociais, o facto é que o intérprete já conta com quase 26 mil gostos na sua página de Facebook. No YouTube o vídeo da atuação tem mais de um milhão de visualizações e, no site oficial do Festival, “Amar pelos Dois” é o conteúdo mais procurado.

Também no Spotify os números são reveladores. Além de a música estar em sétimo lugar entre as mais ouvidas em Portugal, em Espanha encontra-se em 15.º e na Islândia ocupa o nono lugar do top Viral 50.

No ranking global, que agrega todas as casas de apostas que se dedicam a prever o vencedor de cada edição da Eurovisão, a música portuguesa encontra-se em quinto lugar.




Já no top Cision BLITZ, que mede a notoriedade mediática dos músicos portugueses, Salvador Sobral encontra-se no primeiro lugar do pódio com mais de 100 milhões de impressões, tanto nos meios de comunicação social, como nas redes sociais.




Também de realçar que a música portuguesa já faz parte de algumas animações como a de "Thought of You", de Ryan Woodward.

Portugal é um dos poucos países europeus que nunca venceram o Festival Eurovisão da Canção. A melhor prestação foi a de Lúcia Moniz, em 1996, com a canção "O Meu Coração não tem Cor ", que alcançou o sexto lugar.

“Amar pelos Dois” irá representar Portugal na Eurovisão entre os dias 9 e 13 de maio em Kiev, na Ucrânia.
Tópicos
pub