Semana das Letras Galegas realiza-se entre os dias 15 e 20 em Lisboa
O Instituto Cervantes e a Biblioteca-Museu Repú blica e Resistência, em Lisboa, vão acolher a Semana das Letras Galegas, que de segunda a sexta-feira incluirá debates, exposições, actuações musicais e a exibi ção de documentários.
Na segunda-feira terá lugar no Instituto Cervantes um debate subordinad o ao tema "Escrever e Ler na Galiza hoje", com a presença dos escritores galegos Xavier Seoane, Anxel Rei Ballesteros e Luis Rei Núñez, bem como do editor e com entarista político Manuel Bragado.
A partir de quarta-feira, Dia das Letras Galegas, cabe à Biblioteca-Mus eu República e Resistência (BMRR) receber a programação, de que faz parte a expo sição "50 Livros Galegos", que reúne as primeiras edições de clássicos galegos c edidos pelo director do Instituto Cervantes, Ramiro Fonte.
Também na quarta-feira, a BMRR acolhe "Os Eoas de Eduardo Pondal: cróni ca de uma epopeia fundacional", uma conferência de Xosé Ramón Pena, escritor e p rofessor de língua e literatura galega.
No dia 18 são projectados "Mamasunción", curta-metragem de Chano Piñeir o, e "Sempre Xonxa", filme de Chano Piñeiro, enquanto no dia 19 pode ser visiona do "Pucho Boedo, um crooner no fim do mundo", documentário apresentado pelo real izador e músico Xurxo Souto.
Igualmente na quinta-feira, terá lugar na BMRR a palestra "Relações ent re a música galega e a música portuguesa dos anos 60 e 70", pelo cantor e compos itor português José Mário Branco.
A Semana das Letras Galegas encerra a 20 com "Bicoca de boca em boca", espectáculo de narração oral a cargo de Celso Fernández, "Tio Miséria", uma repr esentação pela companhia Fantoches Baj, e ainda uma actuação do grupo musical Ma rful.