Sétima Legião reúne-se para assinalar 30 anos

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 19 dez (Lusa) - O grupo português Sétima Legião, que surgiu em 1982, vai reunir-se em 2012 para comemorar 30 anos de carreira, anunciou hoje a promotora Uguru.

De acordo com a promotora, a formação original da Sétima Legião irá reunir-se para uma digressão nacional com cerca de uma dezena de concertos para revisitar ao vivo os temas de todos os álbuns, embora não tenha sido adiantada qualquer data ou local de espetáculos.

Pedro Oliveira (voz e guitarra), Rodrigo Leão (baixo e teclas) e Nuno Cruz (bateria) formaram a Sétima Legião em 1982 numa altura em que o rock português vivia um momento de expansão, com nomes como UHF e Rui Veloso.

Em 1983, através da editora Fundação Atlântica, editam o single "Glória", com letra de Miguel Esteves Cardoso, antecipando o primeiro álbum, "A um deus desconhecido", lançado no ano seguinte.

A sonoridade do grupo denunciava influências da música pop rock inglesa, em particular o ambiente de Manchester e de bandas como Joy Divison, mas também uma forte marca da música tradicional portuguesa.

Da Sétima Legião fizeram ainda parte ainda Gabriel Gomes (acordeão e guitarra), Paulo Marinho (gaita de foles, flautas), Ricardo Camacho (teclas e guitarra) e Paulo Abelho (percussão), que voltam agora a tocar juntos.

Da discografia da Sétima Legião fazem parte ainda álbuns como "Mar D`Outubro" (1987), "Auto de Fé" (1994) e "Sexto Sentido" (1999).

Este foi o último álbum de originais do grupo, com uma marca musical distinta dos discos anteriores, com mais presença de eletrónica e de recolhas etnomusicais de Michel Giacometti ou Ernesto Veiga de Oliveira.

Tópicos
pub