Susana Lemos retoma na pintura criaturas imaginárias de antigos desenhos

As criaturas imaginárias que Susana Lemos explorou em desenho entre 1997 e 2000 regressam agora ao trabalho da artista plástica na pintura, como o demonstra a exposição "Fábulas e outras estórias".

Agência LUSA /

A mostra, que é inaugurada a 19 de Março na Galeria das Salgadeiras, em Lisboa, é composta por 20 telas a acrílico e fica patente ao público até 7 de Maio.

Num texto-comentário à obra de Susana Lemos, Raquel Henriques da Silva, directora do Instituto Português de Museus e Professora de História de Arte na Universidade Nova, assinala que a artista recorre à infância como "a uma arca de Noé que contém todas as estórias verdadeiras do mundo", o centro das "emoções, medos e determinações" ao longo da vida.

Susana Lemos nasceu em Moçambique em 1973, em 1997 completou a Licenciatura em Artes Plásticas - Pintura, na Faculdade de Belas Artes, e entre 2001 e 2003 fez uma pós-graduação em Desenho na mesma faculdade.

A expor individualmente desde 1998, tem no currículo uma menção honrosa em Pintura na mostra de trabalhos do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II, em Sintra (1998) e arrebatou o II Prémio de Pintura da Galeria Viragem, em Cascais (1990).


PUB