Um bigode contra o cancro da próstata

A Barbearia Figaro’s faz barba e cabelo de forma gratuita a quem passar pela Baixa de Lisboa. Uma iniciativa que promove o rastreio do cancro da próstata.

Diana Palma Duarte, Nuno Patrício - RTP /
Diana Palma Duarte - RTP

Rock and Roll nas colunas de som, pó de talco a esvoaçar entre as escovas dos barbeiros e toalhas quentes a descansar no rosto da clientela - um ambiente clássico que recria a barbearia Figaro’s.

Por umas horas, saiu da Rua do Alecrim, instalando-se no Mercado da Ribeira.


As duas cadeiras não têm descanso e quando os rapazes saem de bigode feito dão logo lugar a outro.

Quem chega tem entre os 20 e 30 anos e ganha em meia-hora - e sem precisar de pagar - um visual semelhante ao dos cinco barbeiros que trabalham por uma causa no primeiro domingo de novembro, teoricamente, um dia semanal da folga.  Boas-vindas ao Movember
"Durante todo o mês vão haver vários dias dedicados ao Movember onde as pessoas poderão vir fazer a barba mantendo o bigode. Não se trata de uma questão de negócio nem uma questão comercial, mas sim uma questão de solidariedade e de alerta para o facto de existirem cada vez mais homens a sofrerem de problemas como o cancro da próstata".

Fábio Marques, proprietário da Barbearia Figaro’s, junta-se a uma campanha internacional levada a cabo pela Fundação Movember."Aqui fazemos barba gratuita com o propósito e deixar o bigode para o mês de novembro".

Esta ONG criou um movimento (com o nome da Fundação) que chama a atenção para o rastreio do Cancro da Próstata e capta fundos que revertem para projetos de saúde masculina; nasceu na Austrália em 2003 e está hoje espalhado por 21 países.

A Figaro’s oferece pelo segundo ano consecutivo os seus serviços ao Movember . A palavra inglesa reúne duas outras: moustache (que significa bigode) e november ( Novembro).

Fábio acrescenta à participação da barbearia uma história familiar: "Tive um avô que sofreu imenso com o cancro da próstata. Felizmente hoje está bem, está curado, embora tenha ficado com algumas sequelas. São temas que os homens não se sentem muito à vontade para falar".


Os barbeiros Figaro's da esquerda para a direita: Paulus, Bertus, Fabius e Tommy.

Em Portugal, os dados da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata indicam que em Portugal são diagnosticados cerca de quatro mil casos por ano.

Em média, um em cada seis homens será diagnosticado com cancro da próstata.

A ação dos barbeiros da rua do Alecrim continua agora pelo largo do Camões no dia 6 de novembro: "Aqui fazemos barba gratuita com o propósito e deixar o bigode para o mês de novembro".

Será ao ar livre e com direito a cadeiras, espuma de barbear e toalhas quentes.
Nada a que não estejam já habituados.

Na sua curta história contam com ações semelhantes.
De navalhas e bagagens

Dois meses depois da abertura, em maio de 2014, a Figaro’s mudou-se de navalhas e bagagens para o recinto do Festival Alive, cortando cabelos a festivaleiros e bandas de música até longas horas da madrugada.

Uma novidade na cidade chegava então para fazer cortes clássicos inspirados nos anos 30, 40 e 50 do séc. XX.

"Procurámos fomentar o regresso de uma arte e um ofício práticamente extinto, utilizando métodos tradicionais de corte e barbear, inspirados na cultura e escola de barbearia dos EUA".

O encerramento da iniciativa acontece com o final do mês e terá surpresas dentro da barbearia. Sendo esta iniciativa um pontapé de saída para a seguinte, essa inédita em Portugal.

É uma iniciativa que partiu de um movimento internacional Movember. Cortar a barba e/ou cabelo de forma gratuita é a forma que a Barbearia Figaro's, em Lisboa, encontrou para ajudar o combate ao cancro da próstata.


O próximo passo - a Academia
"Vamos ter um curso anual que compreende todas as matérias de barbearia como a barba, o cabelo, o styling, ou seja, as componentes principais de barbearia".

Fábio Marques já sonha com uma Academia de Barbeiros desde a abertura da Figaro’s. E em Janeiro vai concretizar mais um dos seus projetos. A escola vai funcionar, ali mesmo, no espaço da rua do Alecrim, às segundas-feiras.

Outra novidade é que as inscrições já estão abertas a homens e mulheres que queiram aprender a fazer aquilo que ele faz desde os 15 anos. Ou seja, os cortes clássicos que se praticam na barbearia.

"Em mais nenhuma academia em Portugal se ensina isto. O know how e a praticalidade do curso são mais-valias e visam aprofundar as técnicas da barbearia clássica. É também para jovens que estão indecisos entre fazer um curso académico ou profissional porque este é um curso muito intensivo vocacionado na vertente prática. Para que que quando terminem consigam abrir uma barbearia".
David Beckham passou por lá

A Figaro’s protagonizou há semanas um momento aproveitado pelos jornais internacionais por causa de David Beckham. A estrela do futebol entrou e cortou o cabelo na sua passagem por Portugal, em outubro passado, para a gravação de um anúncio publicitário.

"É um senhor. Apareceu descontraidamente. Foi um momento em que tivemos de manter o máximo de descrição possível. Um cliente como o David Beckham exige um tipo de atenção diferente. Aproveitou a estadia em Lisboa para cortar o cabelo na nossa barbearia e ainda bem que o fez. E certamente há-de voltar porque gostou da experiência"

Fábio Marques guardou o momento em segredo, mas o ex-jogador publicou uma imagem da barbearia na rede social Instagram e a notícia espalhou-se rapidamente.

"Deu força para lutar contra as vicissitudes de pessoas que têm aparecido de forma menos informada e que criam uma má imagem da Figaro’s. Depois disso fomos contactados por várias agências e choveram pedidos de amizade no Facebook de outras barbearias internacionais e de pessoas ligadas ao mundo da moda", refere.

Na próxima sexta-feira os barbeiros vão voltar a levar duas das cadeiras vintage, toalhas quentes e navalhas até ao coração do Chiado.

É só procurar pelos bigodes farfalhudos, pelo tema Cancro da Próstata e descobrir onde estará mais uma ação gratuita do movimento Movember.

Fábio dá o exemplo. Também usa bigode e vai deixá-lo crescer até ao final do mês.
Tópicos
PUB