Viva Torga pela mão do Grupo de Teatro Intervalo

por RTP
Torga pelo Grupo de Teatro Intervalo Intervalo

O Grupo de Teatro Intervalo está a homenagear a vida e obra de Miguel Torga trazendo de regresso a cena a peça “Torga” ao palco do Auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha. Até ao próximo dia 21 de julho, às sextas e sábados, às 21.30 horas, pode assistir a um espetáculo com a biografia teatralizada e ainda a um excerto da peça “Mar”.

Armando Caldas tem a seu cargo a direção e encenação de mais um espetáculo pelo Intervalo Grupo de Teatro com carimbo de qualidade e que o público não deixou passar em claro marcando presença à sexta-feira e ao sábado no Auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha.

“Torga” sobe a palco para assinalar o centenário do nascimento do escritor e poeta com uma biografia teatralizada, onde a poesia tem lugar, e que nos leva numa viagem à verdade da escrita e do pensamento de Miguel Torga.

A interpretação de Fernando Tavares Marques como Miguel Torga dá-nos uma imagem clara da vida de Torga com pormenores da sua vida como homem, poeta e dramaturgo de eleição no que é acompanhado por Carlos Paiva que complementa de uma forma leve e, por vezes, até sorridente, as facetas mais importantes da vida de Miguel Torga.

A segunda parte da noite é preenchida com parte da peça “Mar” onde se traduz na perfeição o texto de apresentação já que "o palco se enche de sentimentos e cada palavra vale inteira o sentido rico do património das gentes e de todas as memorias vivas e guardadas na alma do escritor, tão genuína e generosamente cantadas no verso “De nenhum fruto queiras só metade”.

No palco de Linda-a-Velha o elenco do Grupo de Teatro Intervalo mostra, com um profissionalismo de assinalar, a riqueza da palavra de Miguel Torga e a vida de um Portugal espelhado numa aldeia de pescadores e nas histórias de uma vida dura que quase sempre termina na dor e na morte que o mar lhes provoca e que Torga tão bem soube escrever.

Uma peça que "viaja entre os aromas da terra transmontana e o mar, então chão de outras histórias, diferentes e iguais do mesmo Homem que o poeta inscreve na verdadeira criação da Vida e da Natureza, à margem de qualquer divindade transcendente".

“Torga” e “Mar”, duas partes de um mesmo espetaculo a não perder até 21 de julho pelo Grupo de Teatro Intervalo numa homenagem a Miguel Torga nas palavras e na interpretação de Carlos Paiva, Fernando Tavares Marques, João José Castro Luís Reis, Cristina Miranda, Paula Manso, Paula Carvalho, Adriana Rocha, João Pinho, Joaquim Leal, António Fonseca Tavares, Diogo Santos.

A fechar a canção final de “Mar” com música de Luís Macedo e um poema de Fernando Tavares Marques.

A dramaturgia pertence a Armando Caldas e Dulce Moreira e a direção e encenação a Armando Caldas.
pub