EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Associação de Direito do Consumo defende que ACP deve emitir cartas de condução

Associação de Direito do Consumo defende que ACP deve emitir cartas de condução

Coimbra, 28 nov (Lusa) - O presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC), defendeu hoje que o Automóvel Clube de Portugal (ACP) deve emitir cartas de condução, por verificar que administração central é "inapta" para cumprir com celeridade as suas obrigações.

Lusa /

Em declarações à agência Lusa, Mário Frota salientou que o atraso na renovação das cartas de condução ronda os "sete, oito meses" e na emissão a espera "também é de vários meses", considerando que a situação causa muitos constrangimentos.

"Não existir emissão dos documentos a tempo inibe o condutor de usar esse direito e traz consequências para quem se desloca, por exemplo, para o estrangeiro", referiu o especialista em direito do consumo.

O presidente da APDC afirmou que, numa altura em que o Estado defere parte das suas tarefas para os privados, "entidades como o ACP poderiam intervir por delegação de competências e emitir ou renovar cartas de condução em tempo oportuno".

Segundo Mário Frota, o Estado já faz delegação de competências em situações como a inspeção obrigatória de veículos, pelo que a medida que defende só viria "acabar com os estrangulamentos burocráticos" que existem atualmente.

"Fala-se muito na simplificação dos vetores burocráticos, mas a administração central mostra-se inapta para cumprir em tempo útil as obrigações a seu cargo", sublinhou o professor universitário.

Caso o Governo acolha esta proposta, o presidente da APDC considera que será reforçada "a presença de uma entidade que presta um inestimável serviço público".

PUB