Atualizados para 39 os voos cancelados no aeroporto de Lisboa desde as 0:00

Lisboa, 30 nov (Lusa) - Um total de 39 voos, entre partidas e chegadas, foram já cancelados no Aeroporto de Lisboa desde as 0:00, em dia de greve dos tripulantes de cabine da TAP, revela a página Internet da ANA -- Aeroportos de Portugal.

Lusa /

De acordo com informações da ANA, atualizadas às 13:35, estão canceladas 22 partidas e 17 chegadas, sendo que a maioria dos voos é referente a deslocações domésticas.

Cancelados também estão, por exemplo, viagens de Lisboa com destino a Belo Horizonte (Brasil), Hamburgo (Alemanha), Viena (Áustria), Zurique (Suíça), Amesterdão (Holanda), Madrid (Espanha) ou Milão (Itália).

Os tripulantes de cabine da TAP iniciaram às 00:00 de hoje o primeiro de dois dias de greve para exigir o cumprimento do acordo de empresa em vigor desde 2006, após conversações do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) com a empresa que este considerou infrutíferas.

A 15 de outubro, o SNPVAC entregou um pré-aviso de greve de quatro dias, repartido em dois períodos: o primeiro foi a 30 de outubro e 01 de novembro e o segundo cumpre-se hoje e a 02 de dezembro.

O sindicato fala numa adesão maciça à greve de hoje, com a empresa a destacar por seu turno a "enorme tranquilidade" vivida, por exemplo, no aeroporto de Lisboa.

"Em termos de adesão está a correr muito bem, melhor até do que no primeiro período da greve, onde tivemos uma adesão de 98%", disse à agência Lusa o membro da direção do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) Nuno Fonseca.

Já a TAP, pelo porta-voz André Serpa Soares, fala num ambiente de "enorme tranquilidade", que a Lusa constatou no aeroporto de Lisboa, mas que também se vive noutros aeroportos, frisa o responsável da companhia portuguesa.

Tópicos
PUB