Bento vai convocar assembleia-geral para votar aumento de capital do BES

O novo presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES), Vítor Bento, anunciou que vai convocar uma assembleia-geral para votar um aumento de capital, depois dos prejuízos históricos registados pelo banco nos primeiros seis meses do ano.

Marina de Castro /

Foto: Lusa

O banco divulgou na quarta-feira à noite as contas dos primeiros seis meses do ano. De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o BES registou prejuízos históricos de 3.577,3 milhões de euros.

O BES terminou o primeiro semestre do ano com um rácio de capital de 5 por cento, ou seja, abaixo do mínimo de 7 por cento determinado pelo Banco de Portugal. Estes números servem para atestar a solvabilidade de uma instituição financeira, sendo que no final de março o BES apresentava um rácio de capital de 9,8 por cento.

O documento de apresentação das contas refere que “os membros do Conselho de Administração cooptados no passado dia 13 de julho de 2014 não intervieram no processo de elaboração e aprovação das presentes demonstrações financeiras consolidadas”.

É explicado ainda que os novos membros do Conselho de Administração do BES Vítor Bento, José Honório e Moreira Rato não participaram na elaboração e aprovação das contas pelo facto de os dados se referirem a um período de atividade do banco antes da sua entrada em funções, bem como pela escassez de tempo para analisarem adequadamente as contas.

(com Sandra Henriques)
PUB