Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Comissão de Trabalhadores estranha pedido de Novo Banco para alargar rescisões amigáveis

por Lusa

Lisboa 02 set 2019 (Lusa) - A Comissão Nacional de Trabalhadores (CNT) do Novo Banco estranha que a instituição tenha pedido autorização para rescindir por mútuo acordo com mais 310 trabalhadores, número que supera os "objetivos impostos" por Bruxelas, e nega qualquer envolvimento neste processo.

Num comunicado hoje divulgado, a CNT lembra que o plano de reestruturação negociado entre o Estado e a Direção-Geral da Concorrência europeia aponta para que o Novo Banco (NB) tenha de reduzir o número de trabalhadores para 4.909 até 2021 e que lhe faltam 84 trabalhadores para cumprir este objetivo, não compreendendo, por isso, a razão para o Novo Banco ter pedido autorização para abranger 310 pessoas.

A reação desta Comissão de Trabalhadores surge depois de, na sua edição de sábado, o Expresso ter noticiado que o Novo Banco solicitou e obteve autorização do Ministério do Trabalho para alargar a 310 trabalhadores o limite previsto para as cessações por mútuo acordo entre 08 de agosto de 2019 e 31 de dezembro de 2021.

"O GNB [Grupo Novo Banco] encerrou o primeiro semestre do corrente ano com 4.993 [trabalhadores], pelo que faltarão reduzir 84 trabalhadores para atingir esse objetivo [de reduzir o número de trabalhadores para 4.909 até 2021]", precisa o CNT para acrescentar que, perante estes números, "impõem-se duas questões: Porquê autorização para reduzir 310? Porquê ir para além dos objetivos impostos?"

No mesmo comunicado, a Comissão Nacional de Trabalhadores afirma que "tem sido um parceiro responsável no NB" e reitera a sua disponibilidade "para dialogar e negociar condições condignas, privilegiando em primeiro lugar o processo de reformas antecipadas", mas sublinha que irá "pugnar para que o processo decorra com transparência e sem pressões sobre os trabalhadores".

A obtenção de autorização por parte de uma empresa para alargar o número de rescisões por mútuo acordo para além do número previsto na lei permite que os trabalhadores em causa possam beneficiar de subsídio de desemprego quando aceitam rescindir o seu contrato.

A CNT refere ainda ter sido informada, no início deste ano, de que o Novo Banco tinha solicitado a renovação do Estatuto Especial de Empresa em Reestruturação por um período de cais três anos (2019/2021).

"Devido à ausência de resposta, em 19 de julho de 2019, solicitámos por escrito que nos fosse fornecida uma série de informação, onde consta em primeiro lugar, o referido Plano de Reestruturação", refere o comunicado, precisando que até "à "presente data" a CNT não obteve "qualquer resposta", pelo que desmente e refuta "qualquer envolvência da CNT neste processo".

Refira-se que, de acordo com a lei, entram na categoria de desemprego involuntário as rescisões por mútuo acordo com empresas que tenha sido declaradas em reestruturação após apresentação de "projeto que demonstre inequivocamente que a dimensão da reestruturação da empresa" determina a necessidade de ultrapassar o limite de rescisões amigáveis previstas na lei -- e que, no caso de empresas com mais de 250 trabalhadores, é de 80 pessoas a cada três anos.

A CNT aproveita para relembrar que o GNB, aquando da sua criação em 04 de agosto de 2014, tinha 674 balcões, sendo que já encerraram 273 (-40,5%) até ao final do primeiro semestre deste ano.

No mesmo período, o número de trabalhadores, passou de 7.887 para 4.993 no final do primeiro semestre de 2019, o que traduz uma redução de 2.894.

Tópicos
pub