Crescimento da economia dos EUA revisto em baixa para 2,4% no 1.º trimestre
Washington, 30 mai (Lusa) - A economia norte-americana cresceu 2,4% (ritmo anual) no primeiro trimestre deste ano, anunciou hoje o Departamento do Comércio, que reviu em baixa a primeira estimativa do PIB em 0,1 pontos percentuais.
Esta segunda estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos é ligeiramente pior do que a previsão média dos analistas, que esperavam que o crescimento económico se mantivesse inalterado, nos 2,5%.
No último trimestre de 2012, a economia norte-americana registou um crescimento modesto, de 0,4%, depois de ter registado uma subida de 3,1% no trimestre anterior.
A revisão em queda ligeira deve-se aos aumentos menos fortes do que o previsto das exportações, refere a nota do Departamento do Comércio norte-americano, acrescentando que "a tabela geral da atividade económica não se alterou verdadeiramente".
Globalmente, o crescimento foi impulsionado pelo consumo das famílias que progrediu 3,4% (ritmo anual), contra uma subida de 3,2% calculada na primeira estimativa do produto e de apenas 1,8% no último trimestre de 2012.
O consumo das famílias contribuiu com 2,4 pontos percentuais para o PIB dos Estados Unidos.