Cristiano Ronaldo admite investir na sua cidade natal

Funchal, 15 Abr (Lusa) - Aquele que é considerado internacionalmente por muitos o melhor jogador de futebol do Mundo na actualidade, Cristiano Ronaldo, atleta do Manchester United, admitiu em declarações à Lusa a disponilidade para investir na sua cidade natal, o Funchal.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Sim, claro que sim. Neste momento tenho alguns projectos a decorrer no Porto Santo, vamos ver se o Funchal será o próximo objectivo", disse.

O grande talento do futebol mundial, Cristiano Ronaldo Santos Aveiro, nasceu em 05 de Fevereiro de 1985 e cresceu na freguesia de Santo António, no Funchal, cidade que este ano comemora os seus 500 anos.

Em Santo António conheceu o seu primeiro clube, o Andorinha e aos 11 anos alcançou, logo na sua primeira época como jogador do Nacional, o seu primeiro título, o de campeão regional de infantis.

Tendo deixado a sua terra muito cedo - aos 11 anos saiu do Nacional rumo ao Sporting, em Lisboa -, o jogador não esquece porém as alegrias da sua infância: "Como sabe, saí da Madeira muito cedo mas guardo na minha memória que foi nas ruas do Funchal que comecei a jogar futebol".

"Passava todo o meu tempo na rua a jogar com os meus amigos. Ás vezes, era difícil porque os carros passavam e tornava-se perigoso mas nós parávamos e logo a seguir voltávamos ao mesmo sitío", recorda.

Mas não era só na rua que jogava futebol, recorda-se também dos tempos da escola, quando decidia fugir às aulas para correr no pátio do recreio quilómetros com o objecto que escolheria levar para uma ilha deserta: A bola.

O jogador, que, como é natural, sentiu-se um pouco triste nos seus primeiros tempos na capital portuguesa, com saudades da família e dos amigos, logo recuperou. No entanto, revelou: "Senti muito a falta do mar, sempre tão próximo na Madeira, depois tudo era pertinho para mim e andava à vontade na rua. Quando vim para Lisboa, isso já não aconteceu".

Aquele que foi considerado (injustamente para muitos, que o colocavam na primeira posição) o terceiro melhor jogador do Mundo de 2007, num prémio atribuido pela FIFA e que para esta época está novamente nomeado, disse à Agência Lusa que a Madeira e o Funchal "evoluiram muito nestes últimos anos".

"E todos sabem que, sempre que posso, passos uns dias no Funchal", disse.

Cristiano Ronaldo, eleito em 2007 o melhor jogador a actuar na "Premier League" e já por duas vezes galardoado com o prémio de melhor jogador jovem da mesma competição, soma outros títulos como o de Campeão de Inglaterra pelo Manchester United (2007), finalista vencido do Campeonato da Europa de 2004 e quarto classificado no Mundial de 2006.

Já neste quase final de época, a renovação do título de Campeão de Inglaterra, o grande feito de ser o melhor marcador da competição, o título de Campeão da Europa e a eleição de melhor jogador do Mundo pela FIFA estão ao alcance da ambição do jovem jogador funchalense.

Ciente da sua notoriedade e do enorme número de fãs por todo o Mundo, a autarquia do Funchal, com o seu consentimento, nomeou-o Embaixador do Funchal 500 anos, a par da estilista Fátima Lopes e do velejador João Rodrigues.

LAR.


PUB