DST vai investir 400 milhões em redes nova geração
Braga, 31 Mar (Lusa) - A DSTelecom, do Grupo DST, de Braga, assinou hoje um protocolo com o Estado, para investir 400 milhões de euros em Redes de Nova Geração (RNG) de telecomunicações em 50 municípios, onde vive 30% da população nacional.
José Teixeira, CEO do Grupo DST, adiantou à Lusa que "o reconhecimento, pelo Estado, da DSTelecom como operador credível nesta área de negócio é muito importante para consolidar a posição de `operador de operadores` e garantir um serviço justo e de qualidade junto do consumidor final".
Com a assinatura deste protocolo, a DSTelecom passa a integrar o lote de operadores - Portugal Telecom, Zon, Sonaecom e Oni Communications - que se comprometem, em parceria com o Estado, a investir na implementação de RNG.
O protocolo foi assinado esta manhã, à margem da conferência "Portugal em Fibra Óptica - Smart Investments", pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Paulo Campos, e pelo CEO do Grupo DST, José Teixeira
José Teixeira sublinhou que, em termos práticos, "o Estado coloca à disposição destas entidades uma linha de crédito de 800 milhões de euros, financiada pelo Banco Europeu de Investimento, para que 1,5 milhões de utilizadores estejam ligados a uma rede de fibra óptica até ao final de 2009".
"O nosso modelo de negócio diferencia-se dos restantes porque estamos a apostar nas parcerias público-privadas, de modo a que as nossas redes sejam abertas a todos os operadores interessados e se destaquem por um nível superior de serviço", frisou.
A empresa, criada em 2008, já constituiu uma parceria público-privada com onze municípios dos vales do Minho e do Lima também para a construção de redes de telecomunicações de nova geração.
Recentemente, anunciou o investimento de 80 milhões de euros na implementação de uma rede de fibra óptica no município do Porto, a qual terá uma extensão total de mil quilometros, abrangendo 360 mil utilizadores.
Na ocasião, o secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações adiantou que vai anunciar nos próximos dias os modelos de financiamento do Banco Europeu de Investimento para as redes de nova geração e dos incentivos nas zonas rurais para essas infra-estruturas.
"Nos próximos dias será possível anunciar a forma como será disponibilizada a linha de crédito [de 800 milhões de euros] financiada pelo BEI", afirmou hoje Paulo Campos à margem da conferência "Portugal em Fibra Óptica", organizada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).