Empresário Joaquim Coimbra poderá criar holding em Tondela
O empresário Joaquim Coimbra, que vendeu recentemente o laboratório Labesfal ao grupo alemão Fresenius, poderá vir a criar em Tondela uma holding para todas as suas empresas, anunciou o próprio em Campo de Besteiros (Viseu).
O empresário beirão, que se manterá ligado à Labesfal nos próximos três anos, na qualidade de presidente do conselho consultivo, adquiriu na primeira semana de Janeiro à família Almeida o grupo farmacêutico Jaba por 40 milhões de euros.
De acordo com fontes próximas do empresário, a estratégia de colocar a sede das suas empresas em Tondela visa usufruir de incentivos fiscais e fundos comunitários, contemplados na interioridade do distrito de Viseu.
As instalações e a fábrica da Jaba situam-se perto de Sintra, na região da Grande Lisboa e Vale do Tejo, que deixou de ser "região objecto nº1 dos fundos estruturais da União Europeia", por ter mais de 75 por cento do PIB médio por habitante e devido à paridade do poder compra ou ajustamento do custo de vida.
Além de manter empresas farmacêuticas de produção em Espanha, Cabo Verde, Argentina e Brasil, Joaquim Coimbra é também um dos maiores produtores e exportadores de vinho do País, a partir do Douro, Bairrada, Dão, Estremadura e Alentejo.