EM DIRETO
Euro2024. Acompanhe na RTP1 e na Antena 1 a final entre Espanha e Inglaterra

Espanhol Abanca conclui compra do EuroBic

por Lusa

O Abanca concluiu a compra do EuroBic, disse hoje o grupo bancário espanhol, acrescentando que com esta aquisição se torna a sétima entidade bancária em Portugal.

Em comunicado, o Abanca indica que o contrato de transmissão de 100% de ações do EuroBic foi hoje assinado em Lisboa, com a presença do seu presidente, Juan Carlos Escotet Rodriguez.

A operação foi concluída oito meses após o acordo de compra e venda assinado pelas duas partes e depois de recebidas as aprovações dos reguladores, a Autoridade da Concorrência e o Banco Central Europeu.

O Abanca considera que com esta aquisição se torna "numa das principais entidades bancárias do país", posicionando-se como "a sétima entidade bancária em Portugal".

"A aquisição do Eurobic tem um claro sentido estratégico para o Abanca, devido ao dinamismo do mercado português, a sua inter-relação económica com a Galiza e com Espanha, e as sinergias que proporciona ao nosso projeto. É a operação corporativa mais significativa que desenvolvemos até à data e a segunda em Portugal desde que inauguramos esta fase de crescimento internacional em 2018 com uma clara vocação de consolidação ibérica", afirmou Juan Carlos Escotet Rodríguez, citado em comunicado.

O Abanca refere ainda, no comunicado, que com esta aquisição quadruplica o número de clientes para 325 mil e triplica a rede comercial para 251 agências e o volume de negócios para 20,3 mil milhões de euros.

O grupo espanhol Abanca anunciou em 15 de novembro do ano passado, em comunicado, a compra da totalidade do EuroBic sem, contudo, divulgar o valor do negócio. O Jornal Económico noticiou que o valor da compra rondaria os 300 milhões de euros.

O Abanca comprou, em 2018, a rede de retalho do Deutsche Bank Portugal, pelo que até agora contava com aproximadamente 70 agências no território português.

Na sequência da investigação jornalística `Luanda Leaks`, em 2020, foi anunciado que a empresária Isabel dos Santos iria abandonar a estrutura acionista do EuroBic, uma medida para "salvaguardar a confiança na instituição", referiu então o banco em comunicado. Desde então o Abanca andou em negociações para comprar o banco de origem angolana, mas o acordo só aconteceu no ano passado e foi agora concretizado.

O EuroBic (que em 2012 adquiriu parte do BPN) teve lucros de 104 milhões de euros em 2023, mais do dobro dos 40,3 milhões de euros de 2022.

O grupo espanhol Abanca (detido pelo milionário hispano-venezuelano Juan Carlos Escotet) teve lucros recorde de 711,3 milhões de euros em 2023, mais do triplo do que em 2022.

Tópicos
PUB