Farmacêuticas portuguesas fazem parceria para exportar medicamentos
Os doze laboratórios farmacêuticos portugueses vão estabelecer uma parceria com a Apifarma, ICEP e Infarmed para promover a exportação de medicamentos, anunciou hoje o presidente do Infarmed, num encontro com representantes do sector.
Os laboratórios envolvidos são a Atral-Cipan, Azevedos, Bial, Biosaude, Bluepharma, Edol, Iberfar, Jaba, Labesfal, Medinfar, Tecnifar e Tecnimed, - todos eles com capital 100 por cento português.
Estes laboratórios, que já exportam para 80 países e empregam 3.047 trabalhadores, esperam movimentar um volume de negócios de 430 milhões de euros este ano.
Segundo os especialistas, com este programa, as exportações destes laboratórios subirão 4 por cento este ano, 6 por cento em 2005, 8 por cento em 2006 e 10 por cento em 2007.
Um técnico da Apifarma, Almeida Lopes, disse que o projecto avançará dentro de alguns meses "para que no futuro as exportações de medicamentos portugueses possam incidir em quatro grandes mercados:
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), países do Magreb, Brasil e três estados da União Europeia: Espanha, Polónia e República Checa.
O projecto chama-se PharmaPortugal, e será constituído em parcerias público-privadas com apoio dos ministérios da Economia, Finanças, Educação e Investigação Científica e da indústria farmacêutica, "para juntar sinergias e desenvolver o sector dos medicamentos", disse Rui Santos Ivo, presidente do Instituto da Farmácia e do Medicamento (Infarmed).
É a primeira vez em trinta anos que representantes da indústria farmacêutica e entidades públicas se juntam para efeitos de "imagem de marca e internacionalização dos medicamentos portugueses", disse Gomes Esteves, presidente da Associação Portuguesea da Indústria Portuguesa (Apifarma).
O projecto, que foi hoje apresentado publicamente, ficou pronto em Maio deste ano e espera agora uma aprovação dos apoios do PRIME (Programa de Incentivos para Modernização da Economia).