Filha mais nova de Belmiro de Azevedo chega ao topo do grupo Sonae

por Lusa

Cláudia Azevedo vai chegar em 2019 ao topo da Sonae, quando assumir a presidência executiva, na primeira grande mudança no grupo após a morte de Belmiro de Azevedo, em novembro passado.

Filha mais nova de Belmiro Azevedo (irmã de Paulo Azevedo e Nuno Azevedo), Cláudia Azevedo tem 48 anos completados a 13 de janeiro e dois filhos, sendo licenciada em Gestão pela Universidade Católica do Porto e com um MBA (sigla em inglês de Master of Business Administration) na conhecida escola de negócios Insead.

Maria Cláudia Teixeira de Azevedo, de nome completo, fez a sua carreira no grupo erguido pelo pai, com destaque para as áreas de marketing e comunicação.

Entre os muitos cargos que ocupa no império Sonae, integra a administração da Sonaecom, sendo administradora da operadora NOS e do jornal Público (em mudança de direção após a administração ter despedido o diretor-adjunto Diogo Queiroz de Andrade).

Desde 2013, é presidente executiva da Sonae Capital, empresa do grupo que tem negócios nas áreas de turismo, ginásios e energia.

Contudo, já renunciou a esta função para se dedicar à preparação da presidência executiva da Sonae e se familiarizar com os dossiês.

Segundo vários perfis publicados nos últimos anos na imprensa, Cláudia Azevedo tem um perfil duro, obstinado, semelhante ao do pai, sendo discreta nas aparições públicas.

Em comunicado de imprensa hoje divulgado, após se saber que vai liderar a Sonae SGPS, a gestora agradeceu a confiança demostrada na sua escolha e disse que é com "otimismo" que enfrentará os novos desafios.

Até Cláudia Azevedo assumir o topo do império Sonae, continuarão nessas funções Paulo Azevedo e Ângelo Paupério, que desde 2015 partilham a presidência executiva do grupo.

 

Tópicos
pub