Ilha do Pico recebe quarta-feira primeiro voo directo de Lisboa

Ponta Delgada, 19 Abr (Lusa) - A ilha do Pico vai receber quarta- feira o primeiro voo directo de Lisboa, depois do atraso verificado desde Janeiro no arranque da operação regular por dificuldades na certificação do aeroporto, anunciou hoje o Governo açoriano.

Agência LUSA /

As ligações para a ilha deveriam ter começado em Janeiro, mas diversos atrasos relacionados com a certificação da pista, que foi aumentada para receber aviões de maior dimensão, e com a publicação dos procedimentos de aproximação adiaram o seu início.

Com o arranque da operação, assegurada pela TAP, fica concluído o novo quadro de ligações aéreas entre os Açores e o Continente, que estipulou novas regras para o transporte aéreo, que entraram em vigor a 01 de Janeiro, adiantou a mesma fonte.

O Pico passa, assim, a constituir uma porta de entrada e saída (gateway) do arquipélago, juntamente com as ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Santa Maria, o que permite que recebam voos directos do exterior.

Desde 01 de Janeiro, as companhias SATA Internacional e TAP voam para os Açores em regime de "code-share" (partilha de voos), no âmbito das novas regras que prevêem a atribuição de um subsídio por cada bilhete emitido, em detrimento das tradicionais indemnizações compensatórias.

O primeiro voo da TAP para o Pico vai contar com a presença do presidente do Governo Regional, Carlos César, e do secretário de Estado adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, assim como de vários agentes de viagens convidados.

PC.

Lusa/Fim


PUB