Lira turca continua a cair e regista novo mínimo face ao dólar depois de banco central subir juros
A lira turca prosseguiu hoje a queda iniciada na quinta-feira, depois do anúncio de uma subida das taxas de juro pelo Banco Central, e ultrapassou a barreira das 25 unidades por dólar, perdendo 1,7% nas últimas doze horas.
Às 7:00 TMG (mais uma hora em Lisboa), a moeda turca era transacionada a 25,1 unidades por dólar, uma ligeira recuperação depois de ter tocado 25,3 unidades ao início da manhã, e 27,4 unidades por euro.
A lira acumula assim perdas de 20% desde a reeleição de Recep Tayyip Erdogan, em 28 de maio, para um novo mandato de cinco anos como Presidente do país.
A lira manteve-se relativamente estável até às eleições, graças às intervenções cambiais do banco central, mas, desde então, o Governo permitiu uma "queda controlada", segundo os analistas.
A subida das taxas de juro de 6,5 pontos anunciada na quinta-feira pelo banco central turco, a primeira em dois anos, deveria ter servido para incentivar a poupança e estabilizar a moeda, mas não teve esse efeito, pois ficou aquém das expectativas do mercado.
As estimativas apontavam para um aumento para entre 20% e 25%, como primeira medida numa economia marcada por uma inflação de quase 40% em termos anuais.
A bolsa abriu hoje com uma subida de 1,5% em relação ao fecho de quinta-feira, mantendo a tendência de subida e em paralelo com a desvalorização da moeda nacional.