Miguel Pais do Amaral anuncia compra da totalidade da Texto Editores

O ainda presidente da Media Capital, Miguel Paes do Amaral, e Nicolas Berggruen, que foi também seu sócio naquele grupo de media, anunciaram ter comprado a totalidade do grupo português Texto Editores.

Agência LUSA /
Miguel Pais do Amaral vai assumir a presidência do conselho de administração da Texto Editores DR

Em comunicado, Miguel Paes do Amaral e Nicolas Berggruen explicam que "finalizaram na última semana a aquisição de 100 por cento do capital social do grupo Texto Editores, uma das empresas líderes em Portugal no mercado editorial e com forte presença internacional".

Tratando-se de "um negócio que [Pais do Amaral] conhece", já que, como referiu à Lusa fonte próxima do empresário, "é semelhante, em termos empresariais, ao dos media", a compra da Texto Editores marca a entrada num sector "de elevado potencial de crescimento", tanto a nível nacional como internacional.

Os dois empresários "vão imprimir uma dinâmica muito forte [na empresa e, sobretudo], na sua internacionalização", acrescentou a mesma fonte.

Tido como o segundo maior grupo editorial português, a Texto Editores está presente no Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, tendo ainda iniciado em Setembro de 2005 a sua operação no mercado espanhol, através da constituição da Texto Editores SL (Espanha).

No comunicado, é referido que a Texto Editores "tem orientado a sua estratégia no sentido de se tornar cada vez mais uma editora global, não só pela perspectiva da internacionalização do negócio, mas também pela abrangência de áreas de áreas de publicação (edições escolares e edições gerais)".

O grupo tem seguido a estratégia de "assumir-se claramente como um gestor de conteúdos e editor em grande número de países de língua oficial portuguesa", o que será reforçado pela nova administração, acrescenta.

De acordo com a informação divulgada, Miguel Paes do Amaral vai assumir a presidência do conselho de administração da Texto Editores, enquanto o ex-administrador da Media Capital Outdoors, Isaías Gomes Teixeira, será o administrador-executivo e José Farracho o administrador financeiro.

Carlos Santiago transita da anterior administração, enquanto o Manuel José Ferrão, anterior presidente e accionista maioritário, manter-se-á como consultor externo do grupo.

PUB