Militares na reserva recebem subsídio de férias

Militares na reserva recebem subsídio de férias

Os militares que passaram à reserva a 31 de dezembro do ano anterior vão receber este mês o subsídio de férias relativo a 2011. A notícia faz a manchete da edição deste domingo do jornal Correio da Manhã, que cita fonte do gabinete do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco. A execeção ao regime de cortes de subsídios definido no Orçamento do Estado para 2012 foi justificada pelo Ministério com “as disposições legais em vigor àquela data”.

RTP /
O Ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco José Coelho/Lusa

Serão assim mais de 500 os militares das Forças Armadas que, tendo passado à reserva fora da efetividade até ao dia 31 de dezembro de 2011, terão direito a receber o subsídio de férias que, segundo a lei, foi suspenso a partir de 1 de janeiro.

O Ministério da Defesa alega que “as disposições legais aplicáveis e em vigor até àquela data”, suportadas nas “disposições conjugadas do artigo 26º do decreto-lei 296/2009 e do artigo 19º da lei 55-A/2010, abrem assim a possibilidade aos militares de receberem a remuneração relativa às férias de 2011.

A legislação citada pelo Ministério, publicada em 2009 em Diário da República, explicita que “os militares em RC ou RV que passem à reserva de disponibilidade, têm direito a receber, cumulativamente com a última remuneração devida (...) e o subsídio de férias proporcional”, acrescentando que “os militares ainda têm direito ao subsídio correspondente ao período de férias vencido em 1 de Janeiro do ano do abate ou da passagem à reserva de disponibilidade, se ainda o não tiverem recebido”.

"Exceção inaceitável"
Ouvidos pelo Correio da Manhã, o líder do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, Bettencourt Picanço, e o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, José Abraão, classificaram a medida como ilegal, salientando que se trata de um “exceção inaceitável”.

Quando falou ao país sobre o Orçamento do Estado para 2012, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, tinha reiterado que o programa do Governo para este ano "prevê a eliminação dos subsídios de férias e de Natal para todos os vencimentos dos funcionários da Administração Pública e das empresas públicas acima de mil euros por mês".
Tópicos
PUB