Município de Viseu instala primeiros contadores de água inteligentes
Viseu, 23 set (Lusa) - A empresa municipal Águas de Viseu deu início à instalação dos primeiros mil contadores de água inteligentes no concelho, que vão permitir a leitura à distância de consumos reais, disse hoje fonte da Câmara de Viseu.
De acordo com o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, estes primeiros mil contadores ficarão instalados na freguesia de Mundão.
"Esta inovação traz mais economia, rigor e transparência. Os munícipes terão a sua vida mais simplificada e as Águas de Viseu poupam nas operações de leitura", acrescentou.
O autarca de Viseu revelou que a instalação destes novos contadores será feita de forma gradual no concelho, representando esta modernização "um investimento positivo".
Os novos contadores vão permitir a leitura à distância dos consumos reais efetuados, "sem necessidade de acesso ao contador da habitação ou de comunicação de leituras por parte do cliente".
Possibilitam ainda "leituras mais fiáveis, evitando estimativas de consumo e permitindo o pagamento mensal realmente consumido".
Estes dispositivos permitem também detetar consumos anormalmente elevados e comunicar alertas de eventuais fugas.
Nesses casos, o sistema "permitirá avisar de imediato o consumidor, através de SMS, de prováveis fugas de água na rede do prédio".
Segundo a Câmara de Viseu, a alteração de equipamentos "é totalmente gratuita para os munícipes abrangidos".