Nicolau Santos afirma que aumento de capital do BES é indispensável

O comentador da Antena 1 de assuntos económicos Nicolau Santos defende que um aumento de capital do BES é inevitável tendo em atenção os prejuízos de perto de 3 mil milhões de euros registados nos primeiros seis meses do ano. Resta saber se o dinheiro será público ou privado.

Sandra Henriques /

Foto: Peter Kollanyi/EPA

Em declarações ao jornalista da Antena 1 Nuno Rodrigues, Nicolau Santos afirma que este “é o maior prejuízo de sempre de um banco em Portugal desde 1974”. “Como é óbvio, a resposta a isto só pode ser um aumento de capital, até porque a famosa almofada financeira foi sempre sublinhada que existia de 2,1 mil milhões de euros não chegará para um prejuízo superior a 3 mil milhões”, alerta.

“O governador do Banco de Portugal tem sido muito cauteloso, tem sido muito prudente, tem tido contactos e tem recebido manifestações de interesse de investidores privados e internacionais, porque o banco é efetivamente muito apetecível”, sublinha o comentador.

O diretor-adjunto do semanário Expresso conclui que “o aumento de capital é indispensável, é necessário”. “Quem o subscreverá veremos nos próximos dias”, remata Nicolau Santos.

PUB