Novo compacto do Millennium Challenge deve entrar em vigor em agosto
Cidade da Praia, 09 fev (Lusa) - O segundo compacto do Millennium Challenge Corporation (MCC), cujo acordo será assinado sexta-feira na Cidade da Praia, só deverá entrar em vigor em agosto próximo, prevê a embaixadora norte-americana em Cabo Verde.
Em entrevista à Agência Lusa, Adrienne O`Neal, em funções desde 09 de dezembro, indicou que a data "pode mudar", mas não indicou se será adiantada ou atrasada a entrada de 66,2 milhões de dólares (50,9 milhões de euros) para projetos ligados maioritariamente à água, saneamento e administração dos solos.
"Em linhas gerais, (o segundo compacto do MCC vai apoiar o) saneamento, água e administração dos solos. Envolvido nisso, há outras coisas multilaterais. Os pormenores serão analisados após a assinatura do acordo que entrará em vigor talvez em agosto deste ano. Mas ainda pode mudar", explicou.
Na sexta-feira, uma delegação do MCC cumpre uma visita de dois dias a Cabo Verde, durante a qual o diretor da instituição, Daniel Yohannes, assina com o Governo cabo-verdiano o segundo compacto, cujo montante é menor do que o primeiro, que ascendeu a 111 milhões de dólares (84,6 milhões de euros).
Assumindo que a redução da ajuda da instituição norte-americana de apoio ao desenvolvimento se deve às restrições orçamentais e aos "grandes problemas que o défice tem causado" nos Estados Unidos, O`Neal salientou, porém, o facto de Cabo Verde ter sido eleito para um segundo compacto, inédito no continente africano.
"Deve-se ao grande êxito do primeiro compacto. Cabo Verde deixou uma impressão positiva muito forte entre os administradores do MCC que, além dos projetos do próprio compacto, fazem estudos preliminares, analisam as questões por tratar, etc. Em todas essas fases, Cabo Verde mostrou-se muito eficiente e inteligente", explicou.
A diplomata norte-americana, que se expressa num português fluente - esteve já nas embaixadas em Lisboa, Brasília e Maputo, além de Buenos Aires e Roma -, elogiou também os "negociadores muito fortes" com que Cabo Verde conta.
"Todas as vezes que falo com os administradores do MCC, dizem-me que é um prazer trabalhar com Cabo Verde, que sabe o que quer, que tem negociadores muito fortes, mas que fazem o que está planeado", sublinhou.
O primeiro compacto do MCC, que, tal como o segundo, será gerido pelo Millennium Challenge Account - Cabo Verde (MCA/CV), foi concluído a 13 de outubro de 2010, após cinco anos de um programa que contou com uma taxa de execução a rondar 100 por cento.
Assinado a 14 de julho de 2007, o primeiro compacto MCA/CV visava alcançar o crescimento económico e a redução da pobreza através do aumento da produção agrícola nas zonas de intervenção, da integração do mercado interno e redução dos custos de transporte, a par do desenvolvimento do setor privado.