Número de visitantes da Rota da Bairrada triplicou
Anadia, 06 dez (Lusa) -- O número de visitantes da Rota da Bairrada triplicou entre 2008 e 2010, segundo indicadores apresentados hoje nas primeiras Jornadas de Enoturismo, em Anadia (Aveiro).
Os dados, apresentados numa sessão sobre o exemplo do enoturismo na Bairrada, revelam que em 2008 aquela rota de enoturismo teve um total de 2.990 visitantes e, no ano passado, 9.483.
"A região está a crescer economicamente, temos mais unidades hoteleiras, melhores restaurantes, melhores caves, há um processo de modernização grande", salientou o professor da Universidade de Aveiro (UA) Carlos Costa, coordenador do Programa de Dinamização da Bairrada.
Segundo o docente, "ao fim de um projeto de oito anos, vêem-se bons resultados no terreno: melhores equipamentos e infraestruturas e um maior número de clientes que vêm à rota".
Os indicadores foram apresentados no primeiro dia das jornadas, que começaram hoje no Museu do Vinho (Anadia, Bairrada) e terminam quarta-feira em Coimbra, subordinadas ao tema "O Centro de Portugal como Destino de Enoturismo".
De acordo com Carlos Costa - coordenador técnico-científico da idTour -- unique solutions, uma `spin-off` da UA -, a Rota da Bairrada "está a ser repensada devido à crise económica" e "o desafio é criar um novo modelo de gestão para crescer mais com menos recursos".
O Projeto de Dinamização da Bairrada pretende fortalecer, cada vez mais, a atividade económica da região e consolidar o crescimento de um novo produto turístico regional suportado no enoturismo.
O seu principal objetivo é "consolidar e fortalecer o `cluster` organizado de oferta turística estruturado e suportado na Rota da Bairrada" -- segundo a comunicação apresentada por Carlos Costa.
A estratégia assenta em criar "uma experiência única" assente nos vetores tradição/caves, vinho/espumante e gastronomia/leitão e marcada por elementos como a magia, elegância, luxo e convívio.
Os trabalhos prosseguem quarta-feira de manhã nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), com o encerramento às 18:30 pela secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles.
Esta iniciativa surge em resultado do reconhecimento do potencial que o tema do enoturismo apresenta para o território da região Centro de Portugal, segundo uma nota da organização, a cargo da EHTC/Turismo de Portugal, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Entidade Regional Turismo Centro de Portugal e Associação Rota da Bairrada.