Operação ASAE. Ação de fiscalização em todo o país

por RTP
Rodrigo Antunes - Lusa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a realizar uma operação de fiscalização em todo o país, esta quinta-feira, para verificar as condições de circulação das mercadorias, assim como a conformidade dos produtos transportados. A ASAE já apreendeu mais de um milhão de euros em produtos relacionados com a Covid-19, desde o início da pandemia.

Esta operação da ASAE teve início na quarta-feira à noite na fronteira de Vilar de Formoso e está a decorrer em 52 pontos do país, envolvendo mais de 120 inspetores.

"O transporte não é por si um setor preocupante", explicou o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar. "Mas pela quantidade grande de volume que é transportado, naturalmente tem de ser acompanhado".

Esta operação "é uma atuação, no fundo, preventiva", esclareceu.

A operação destina-se a fiscalizar as condições de circulação das mercadorias e a garantir a conformidade dos materiais e produtos transportados, referiu o secretário de Estado, João Torres, acrescentando que esta ação é "fundamental para fortalecer a confiança no mercado".
Segundo o secretário de Estado, a ASAE já apreendeu mais de um milhão de euros em produtos relacionados com a Covid-19: mais de 800 mil máscaras e mais de 20 mil litros de álcool gel. Estes dados são relativos, apenas, a operações relacionadas com a pandemia, explicou ainda.

Também o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, adiantou que desde o início desta operação, que arrancou na terça-feira, já se contabilizam "mais de três centenas de veículos inspecionados". Contudo, deixou a indicação de que prevê que se mantenha uma "tendência de um nível de incumprimento relativamente baixo".

Os inspectores da ASAE, auxiliados pelos agentes da PSP, estão logo a seguir às portagens e tentam verificar o uso de máscaras nos veículos de mercadorias de bens alimentares, assim como a garantia de que são transportados em segurança.

Na ponte de 25 de Abril, durante a manhã já tinha sido "detetada uma situação de incumprimento", segundo confirmou o inspetor-geral.

Já a nível nacional, Pedro Portugal Gaspar diz que já há centenas de veículos verificados e três contraordenações registadas, sobretudo em termos de temperatura e higiene das consições de transporte dos produtos alimentares.

"O transporte apresenta um bom nível de cumprimento em termos globais, o que é um sinal de confiança para os consumidores e para o mercado", declarou ainda Pedro Portugal Gaspar.

A operação da fiscalização da ASAE, em curso em vários pontos do país, começou na terça-feira e termina esta quarta-feira pelas 20h00.

pub