Pires de Lima satisfeito com seminário empresarial Portugal-Rússia

por Lusa

Lisboa, 19 nov (Lusa) - O ministro da Economia fez hoje um balanço positivo do seminário empresarial Portugal-Rússia, que decorreu em Moscovo, evento que reuniu cerca de 200 empresas russas "interessadas em deter oportunidades de investimento" no mercado português.

Pires de Lima encontra-se em Moscovo, na terceira missão de captação de investimento para Portugal, depois de Londres e Berlim, num `roadshow` liderado pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, que termina na quarta-feira.

Questionado sobre o resultado do seminário, Pires de Lima disse que "o balanço é positivo".

Isto porque "superou um pouco as expectativas que poderíamos ter", já que a sala no centro de congressos de Moscovo contou, além das 40 empresas portuguesas que viajaram até à capital russa, com "cerca de 200 empresas russas interessadas em conhecer a situação de Portugal".

O governante explicou que o interesse não passou apenas por conhecer a "forma como o país está a proceder aos seus ajustamentos", mas também por "detetar oportunidades de investimento em Portugal e de colaboração mútua com as empresas portuguesas".

Pires de Lima sublinhou os dois contratos assinados, no âmbito deste seminário, entre as portuguesas Serrata (azeite) e a Enoforum (vinhos) e empresas russas.

Estas são "empresas portuguesas que estão a desenvolver a sua atividade de exportação com crescente sucesso aqui na Rússia", apontou o governante.

O ministro da Economia disse ainda que "será expectável" que as relações económicas entre os dois países "se intensifiquem", porque apesar da "evolução comercial estar a ser muito positiva, há ainda um mar de oportunidades enorme para conquistar empresas portuguesas na Rússia".

Ou até mesmo o interesse de algumas empresas ou empresários russos em investir em Portugal, "nomeadamente numa área crescentemente mais apetecível, que é a área do turismo residencial".

Pires de Lima destacou ainda a vinda "de um grupo de empresários russos a Portugal, provavelmente no final do primeiro trimestre" do próximo ano.

Aliás, no final da semana passada, no seguimento da segunda missão de captação de investimento a Berlim, a maior federação da indústria alemã, BDI, anunciou o seu interesse de visitar Portugal no início do próximo ano.

"O que me parece, depois de ter estado na Alemanha e de agora estar na Rússia, é que o apetite dos investidores relativamente a Portugal aumentou muito, alimentado também por estas notícias económicas positivas", considerou.

O ministro reiterou que é preciso atrair investidores e investimentos para Portugal e que "não se investe num país que não se conhece".

António Pires de Lima reuniu-se hoje também com o seu homólogo russo.

Questionado sobre o balanço desse encontro, o ministro disse que este aconteceu "na continuidade de outros contactos" que foram tidos durante a manhã, quer com entidades russas, quer com o Governo russo.

Estes encontros serviram para dar "nota do interesse mútuo de aumentar as relações entre os dois países e de estudar alguns setores", que se escusou a especificar.

No entanto, admitiu a existência de interesses mútuos "nas áreas agroalimentares e nas mais tecnológicas, onde Portugal e a Rússia possam estabelecer relações de parcerias, nomeadamente a nível de investimentos".

Tópicos
pub