Presidente conta com investimento 2,9 mil ME da Portucel para afastar crise económica

Presidente conta com investimento 2,9 mil ME da Portucel para afastar crise económica

Montevideu, 14 Out (Lusa) - O presidente do Uruguai afirmou hoje que a papeleira portuguesa Portucel investirá pelo menos quatro mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros) no país, ajudando a fortalecer a economia num cenário de crise financeira.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Tabaré Vasquez, citado pela EFE, afirmou que o investimento, numa fábrica de pasta de papel e num porto de águas profundas, poderá atingir mesmo os seis mil milhões de dólares (4,4 mil milhões de euros).

O acordo para a instalação da empresa no Uruguai "foi assinado há alguns dias", referiu o chefe de Estado uruguaio.

A instalação industrial deverá nascer no Leste do país, próximo da fronteira com o Brasil, numa área conhecida como lagoa Merin, refere a EFE.

O porto de águas profundas no Atlântico será autónomo de uma outra infra-estrutura do género projectada para a zona de La Paloma.

No final de Agosto deste ano, a Portucel anunciou ter um acordo de princípio com o governo do Uruguai para investir na instalação de fábricas de pasta e de papel.

Referia estar previsto o desenvolvimento florestal, a construção de uma fábrica de pasta de papel com uma capacidade de produção de cerca de 1,3 milhões de toneladas ano e, posteriormente, também a produção de papel.

O memorando de entendimento com o governo uruguaio "especifica as condições e requisitos considerados essenciais para a concretização" do projecto, referia o grupo português em comunicado.

Serão ainda criados "grupos de trabalho conjuntos com vista a aprofundar e avaliar um conjunto de questões consideradas, por ambas as partes, como essenciais para possibilitar a celebração futura de um instrumento contratual definitivo que permita a concretização do projecto", adiantava.

No mesmo comunicado, afirmava ter um acordo de princípio semelhante também com as autoridades de Moçambique.

Citado hoje pela AP, o presidente uruguaio Tabaré Vasquez adiantou que o investimento da Portucel ajudará o país a evitar o contágio da crise económica global.

O país, referiu, "está preocupado mas não alarmado" com a crise e pode recorrer a parte das suas reservas cambiais de nove mil milhões de dólares para estimular o crédito.

O Uruguai tem vindo a ser afectado pela quebra no importante negócio das exportações de carne, afectado pela menor procura nos mercados russo e europeu.

PDF.

Lusa/Fim


PUB