Primeira barragem do arquipélago de Cabo Verde foi inaugurada
A primeira barragem de Cabo Verde, inaugurada segunda-feira, é "uma grande contribuição da China" para o desenvolvimento do arquipélago, considerou hoje o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria das Neves.
Situada no limite dos concelho de Santa Cruz e de São Lourenço dos Órgãos, na ilha de Santiago, a barragem do Poilão, com 153 metros de largura e 27 de altura, integralmente financiada em cerca de quatro milhões de euros pela China, foi construída em 17 meses.
Na cerimónia de inauguração da barragem do Poilão, José Maria das Neves lembrou, citando o provérbio chinês, que a cooperação chinesa em vez de estar a dar peixe, deu - com a construção da infra- estrutura - uma cana para os cabo-verdianos poderem "pescar" o seu desenvolvimento.
Por entre efusivos elogios e agradecimentos à cooperação chinesa, Neves aproveitou para pedir aos cabo-verdianos que adquiram uma nova mentalidade para que o país possa ser mais competitivo, ganhar e construir as bases do seu desenvolvimento.
"Para podermos ter um país moderno, temos que ter uma cabeça moderna", disse o chefe do executivo que, no discurso de ocasião fez várias referências à urgência de uma nova mentalidade para os cabo- verdianos.
Para José Maria Neves, a chave do desenvolvimento do arquipélago passa pela competitividade, porque para que Cabo Verde possa vingar, "tem de ser mais competitivo, tem de ser melhor que os outros".
E deixou um recado claro quanto à exigência, pedindo aos cidadãos que tenham consciência dos seus direitos mas também dos seus deveres.
"Temos que exigir mais à polícia, aos médicos (Ó) mas também temos que olhar para aqueles que são os nossos deveres e reflectir sobre aquilo que todos podemos fazer para ajudar o país a vencer os seus desafios", afirmou.
Também presente na cerimónia de inauguração da barragem do Poilão, o embaixador chinês em Cabo Verde, Sun Rongmao, afirmou a disponibilidade do Governo e do "povo chinês" em ajudar o arquipélago a ultrapassar as suas dificuldades.
Rongmao adiantou que Pequim está na disponível para integrar o grupo de países que vão estar na linha da frente no apoio a Cabo Verde na fase de transição de País Menos Avançado (PMA) para País de Desenvolvimento Médio (PDM) do Conselho Económico e Social (ECOSOC) da ONU.
Sobre a infra-estrutura, Sun Rongmao apontou-a como "mais um marco" na excelência das relações entre os dois países, que se desenvolvem há 31 anos, desde a independência de Cabo Verde em 1975.